8 de abril de 2015

O Único e Incomparável Ivan

 


«A autora faz uma poderosa afirmação sobre a forma como os animais são tratados - aqueles que são criados em cativeiro - e relembra os leitores que todas as criaturas merecem um lugar seguro para viver. As belas ilustrações de Patricia Castelao realçam esta adorável história, e as personagem conquistam os corações dos leitores. Imperdível!» 
- School Library Journal

--
Uma história comovente sobre a força da coragem, O Único e Incomparável Ivan (Booksmile | 320 pp | 13,99€ | 11+) ébaseado em factos reais e representa um despertar para a forma como os animais selvagens são tratados em cativeiro.

O livro venceu inúmeros prémios, entre os quais a John Newbery Medal 2013, um dos mais importantes emundialmente prestigiados galardões de literatura infantojuvenil. Já foi traduzido para dezenas de línguas e, recentemente, a Disney comprou os direitos de adaptação ao cinema.

A Booksmile disponibiliza os primeiros capítulos para leitura aqui.

Ivan é um gorila e vive há largos anos num Centro Comercial. Ele já se habituou aos humanos que todos os dias oobservam do lado de lá das paredes de vidro que o rodeiam. Raramente sente saudades da vida na selva. Ivan ocupa-se com a amiga Stella, uma elefante idosa, e com Bob, um cão vadio que gosta de o visitar. Mas, sobretudo, Ivan gosta de pensar nos seus desenhos e na melhor forma de pintar o sabor de uma manga ou o som das folhas, com lápis coloridos etraços perfeitos. Até ao dia em que conhece Ruby: uma elefante bebé que fará com que o Ivan veja o seu lar e a sua arte com outros olhos. A chegada de Ruby proporciona grandes mudanças — e cabe a Ivan fazer com que as coisas mudem para melhor…

O Único e Incomparável Ivan teve um grande impacto nos EUA, por ser baseado na história real de um gorila de dorso prateado, que passou vinte e sete anos sem ver outros animais da sua espécie, enjaulado num Centro Comercial onde animais selvagens eram obrigados a atuar diariamente para os visitantes. Com o passar dos anos, começou-se a compreender melhor as necessidades e o comportamento dos primatas. Por isso, o desconforto do público para com a solidão e o isolamento de Ivan cresceu também, sobretudo depois de este ter sido alvo de um documentário da National Geographic, intitulado The Urban Gorila. O Centro Comercial fechou e Ivan juntou-se ao maior grupo de primatas em cativeiro nos Estados Unidos, no Zoo de Atlanta. Ivan tornou-se um dos animais mais célebres do seu jardim zoológico, não só pela sua incrível história mas também pelas suas pinturas únicas, e aí viveu até 2012, ano em que faleceu com cinquenta anos de idade.

Sem comentários: