16 de abril de 2015

O SAL DA TERRA, uma viagem com SEBASTIÃO SALGADO, estreia em Portugal a 9 de Abril

O SAL DA TERRA, uma viagem com SEBASTIÃO SALGADO, estreia em Portugal a 9 de Abril


Em simultâneo nos cinemas, em edição DVD (com o diário Público, dia 10 de Abril, e em todas as lojas), e nos canais TVCINE e nos videoclubes de todas as operadoras.

O filme estará em exibição em Lisboa, no Cinema Ideal e no Monumental, e no Porto, no UCI Arrábida. Tem também já sessões agendadas nas seguintes cidades Viana do Castelo (9.04), Abrantes (10.04), Coimbra (15.04), Santarém (15.04), Setúbal (16/17.04), Leiria (21.04), Viseu (28.04), Braga (1.06), e Guarda (10.07).

Numa operação inédita, o filme estreia também simultaneamente no TVCine 2 (dia 9 de Abril às 22h00, repetindo a 23 de Maio às 18h30), nos videoclubes de todas as operadoras e é lançado em DVD (5 euros), com o diário Público, dia 10 de Abril, e ao mesmo tempo nas lojas, permitindo assim que o país inteiro possa assistir à estreia deste incrível documentário sobre um dos maiores fotógrafos contemporâneos.

Realizado por Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado, O Sal da Terra segue o trabalho do fotógrafo Sebastião Salgado que nos últimos 40 anos, viajou por todos os continentes, na peugada de uma humanidade sempre em mutação e testemunhou alguns dos maiores eventos da nossa História recente; conflitos internacionais, a fome e o êxodo.

Sebastião Salgado embarcou recentemente numa viagem à descoberta dos territórios virgens, fauna e flora, das paisagens grandiosas num enorme projecto fotográfico que presta tributo à beleza do planeta.

A vida e o trabalho de Sebastião Salgado são-nos revelados pelo filho, Juliano, que o acompanhou nas suas últimas viagens, e por Wim Wenders, também ele fotógrafo.

O Sal da Terra foi estreado mundialmente no Festival de Cannes, onde recebeu uma Menção Especial do Júri da secção Un Certain Regard.

Na mesma data inaugura a exposição “Génesis” de Sebastião Salgado, que chega a Lisboa, pela mão da Câmara Municipal de Lisboa, EGEAC e a Terra Esplêndida, depois de Londres, Paris, Nova Iorque, Barcelona, entre tantas outras cidades, onde foi vista por mais de dois milhões de pessoas.

Depois de 15 anos, Sebastião Salgado, mundialmente reconhecido como um dos melhores fotógrafos da actualidade, regressa a Lisboa, à Cordoaria Nacional, para apresentar a sua mais recente exposição - “Génesis”. Com curadoria de Lélia Wanick Salgado, a exposição é composta por 245 fotografias de grande formato e é uma visão pessoal sobre os últimos redutos, naturais e humanos, de um planeta ameaçado. Os “ambientes intocados” retratados em “Génesis” contrastam à primeira vista com os anteriores trabalhos de Sebastião Salgado, mas fazem na realidade o contraponto perfeito com a massificação do trabalho, as migrações e a industrialização globalizada.

A exposição “Génesis” estará patente no Torreão Nascente da Cordoaria Nacional de 10 de Abril a 2 de Agosto de 2015. Quem comprar o DVD com o Público ou na FNAC recebe um voucher que dá acesso ao bilhete da exposição ao preço reduzido de 3 euros (preço normal do bilhete 5 euros).

HORÁRIOS CINEMAS

CINEMA IDEAL
Diariamente às 16h00 e 22h00

MONUMENTAL
Diariamente às 16h00, 18h05, 20h10, 22h20, 6ª e sábado também às 00h30.

Sem comentários: