9 de março de 2015

Critica - Rui Sinel de Cordes: Isto era para ser com o Sassetti - Villaret 07.03.2015




Foi no passado dia 7 de Março, que Rui Sinel de Cordes levou mais uma vez ao palco do Villaret o seu espetáculo de Stand-Up Comedy: Isto era para ser com o Sassetti. Com a sala cheia, este foi um espetáculo de humor negro, que começou a disparar ainda antes de começar (basta olhar para o título), não é um espetáculo para os mais facilmente ofendidos, e ninguém está salvo dos comentários, nem o público, nem a produção, nem mesmo o próprio Rui.


Nenhum tema é tabu e todos são um alvo válido, desde a clássica estupidez humana, passando por temas mais pesados carregados de violência e muito gráficos. No ínicio do espetáculo, Rui demonstra a sua vontade de realmente contar com a presença de Bernardo Sassetti como complemento musical, mas devido a essa impossibilidade fisica, somos presenteados ao estranhamente hilariante Paulo Almeida e, consequentemente, à sua mais recente vitima de sequestro, que sai aos berros de dentro da sua mala de viagem.


Para fazer humor negro por vezes temos de contar com uma pequena ajuda, assim Rui faz um pequeno apanhado das mais estranhas peças informativas de jornais nacionais, salientando as mais bizarras situações e também muitas pessoas que facilmente poderiam estar nomeadas para um Darwin Award. São nestes momentos que podemos confirmar as melhores armas do comediante, o sua visão critica e o seu delivery impecável.


As interações entre Rui e Paulo são recorrentes, e sinceramente, são dos melhores momentos da noite, pois estes são claramente fora de qualquer tipo de guião, sendo extremamente genuínas e (para agrado do público) completamente sem filtro. Aliás, Paulo Almeida é o complemento perfeito para este espetáculo, com o seu estilo tresloucado e deslocado da realidade, mostra um sentido de timing impecável, servindo para reforçar a punch line e sendo por vezes uma bitola moral para Rui, que usa esse factor como um factor de choque extra.


Desde "pedidos de desculpa", a piadas que (segundo Rui) podiam ter sido mais ofensivas, estas são noites onde se pode realmente dizer que o nível desce, mas a comédia sobe. Durante uma hora e meia Rui Sinel de Cordes faz-nos rir das coisas que não deveriamos, criando histórias e enredos hilariantes, eliminando moralidades e personalidades com um sentido de choque e humor incríveis. Estes são alguns dos factores que (na minha opinião) colocam Rui no patamar mais alto da comédia nacional, embora o seu estilo não seja para todos os públicos.

Sem comentários: