20 de março de 2015

Opinião - Perigosa - Madeline Hunter

Título: Perigosa
Autora: Madeline Hunter
Editora: Asa

Sinopse:
Tristan, duque de Castleford, acaba de herdar uma pequena casa e, com ela, uma grande surpresa: Daphne Joyes, uma bela mas agressiva inquilina. O irreverente Tristan deixa logo bem claro que tenciona seduzi-la, dar-lhe prazer, e vê-la coberta apenas de diamantes. Mas Daphne conhece bem a escandalosa reputação do duque, e não está disposta a ceder às suas provocações.
No entanto, ambos têm um inimigo em comum. Um homem cuja malevolência acaba por os ajudar de uma estranha e inesperada forma. Existe, todavia, um entrave: o segredo que Daphne guarda e que a leva a ser uma mulher extremamente cautelosa. Mas embora o seu novo senhorio seja arrogante e se entregue a uma vida de deboches (exceto às terças-feiras!), Daphne dá por si a baixar perigosamente a guarda. Até porque, afinal, os diamantes ficam bem com tudo… e também com nada…

Opinião:
Este livro é o título final da série As Flores Mais Raras, uma série com relativo sucesso onde acompanhamos o percurso de várias mulheres nos seus encontros com personagens que, à partida, não seriam as suas primeiras escolhas amorosas. Este é o grande foco desta série, e este livro não havia de ser diferente. Assim somos apresentados a Tristan, um jovem conde, muito rico e altamente excêntrico, muito dado aos prazeres terrenos. Ao encontrar Daphne uma imediata atração surge e Tristan expressa o seu desejo de ver Daphne coberta apenas com diamantes.
Esta atração surge como um puro momento carnal, mas eventualmente evolui para algo mais. Daphne é uma personagem com características bem definidas, e tendo em conta o detalhe histórico deste título, essas caracteristicas tornam Daphne numa personagem exemplar.
Em relação às cenas eróticas, neste livro pareçe que foram relegadas para 2º plano, não tendo o elemento ardente que seria necessário para que estes momentos brilhassem e complementassem o percurso do casal. Por outro lado, é o aspecto de veracidade histórica que ganha relevo, elevando a personagem feminina, num mundo muito difícil.
É bem visível a divisão de classes sociais e os abusos que advêm dos extratos superiores da sociedade em relação aos menos afortunados e também às mulheres em geral. Ao dar a Daphne um grande nível de inteligência e uma lingua afiada, foi criada uma personagem muito forte que tem um forte sentido de sobrevivência emocional o que entra em direto contraste com o que seria normal nesta época.

Sem comentários: