24 de março de 2015

Opinião - O Bom, o Mau e o Peludo - Tom Cox


Título: O Bom, o Mau e o Peludo
Autor: Tom Cox 
Editora: Casa das Letras 

Sinopse: 
Venha conhecer O URSO - o gato que transporta o peso do mundo sobre os seus ombros peludos e cujos olhos sábios e semelhantes aos de um mocho parecem perguntar: Por favor, podes dizer-me porque é que sou um gato? Tal como muitos intelectuais, O Urso teria preferido uma vida calma de solidão com imenso tempo para contemplar desoladamente o mundo e refletir sobre os males da sociedade.
Lamentavelmente, está condenado a passar os seus dias rodeado de felinos com QI significativamente inferiores ao seu…
RALPH: um tigrado belo e vaidoso, que morre de medo do estendal da roupa. 
SHIPLEY: um rufia malcriado e campeão da caça aos ratos, que fica insensível quando virado de cabeça para baixo.
ROSCOE: uma gatinha ferozmente independente, atormentada pela sua sósia no espelho. 
E, depois, há o Tom, que escreve com a graça e encanto muito próprios sobre as inesperadas aventuras inerentes a uma vida à inteira disposição de quatro gatos… ou três gatos e um poeta sensível que, por acaso, tem trinta centímetros de altura e está coberto de pelo.

Opinião por Sílvia Catarina Pedro: 
Confesso que, apesar de toda a vida ter co-habitado com gatos, sou mais uma "dog person".
Então, o que me levou a ler um livro sobre estes felinos?!
O que me chamou a atenção foi mesmo a capa: «As aventuras do gato mais melancólico do mundo... e dos seus amigos de bigodes». O autor leva-nos a conhecer os seus gatos - Ralph, Shipley e O Urso - com o humor muito próprio e característico dos britânicos, e com muitas fotos à mistura.
Dei por mim várias vezes a rir sozinha ao imaginar as peripécias dos seus amigos peludos e, especialmente do seu pai, cujo controlo de volume está permanentemente avariado.
Ao mesmo tempo que nos guia através das suas desventuras com a actual crise, a sua casa a cair aos bocados, a sua vida sentimental e alguns percalços com o reino animal, Tom Cox faz-nos sempre olhar pelo lado positivo e cómico das situações – sempre com os seus companheiros ao lado. Ou ao lado dos seus companheiros, se considerarmos que realmente têm um plano para conquistar o mundo.
Resumindo, uma leitura muito leve e que facilmente nos deixa de bom humor.

Sem comentários: