16 de março de 2015

Criatividade japonesa no Museu do Oriente



No dia 25 de Março, quarta-feira, há duas artes tradicionais japonesas para aprender no Museu do Oriente, nos workshops “Embalagens em tecido para o dia-a-dia, furoshiki” e “Origami Pop-up”, ambos às 15.00.

Prática ancestral que remonta ao período Edo da história do Japão, o furoshiki parte de uma base simples, um quadrado de tecido, ao qual se aplicam nós e dobras para criar embalagens com os mais diversos fins e formatos: transportar ou guardar garrafas, livros, uma caixa ou uma mala.

Versátil e sustentável, ideal para o dia-a-dia ou para abrilhantar ocasiões especiais, o furoshiki pode substituir sacos de plástico ou papel e outros materiais de transporte ou embalagem, numa prática amiga do ambiente e económica.

No workshop “Origami Pop-up”, o desafio é aprender técnicas de dobragem e recorte para criar modelos tridimensionais.

Nos anos 80, recorrendo a técnicas japonesas, Masahiro Chatani iniciou a prática do origami arquitectónico construindo cartões de Boas Festas com imagens em três dimensões, únicos pelos seus efeitos de luz e sombra. Esta prática era também um desenvolvimento sofisticado dos clássicos pop-ups ocidentais, tão populares em cartões como nos livros ilustrados.

Além da construção de modelos representativos, este workshop dá a conhecer os costumes e tradições nipónicas associados a estes singulares cartões.

Workshop Furoshiki  // Workshop Origami Pop-Up
25 de Março
15.00-17.00
Preço: € 20,00 /cada workshop
Público-alvo: Adultos
Participantes: Mín. 10; Máx. 15

Sem comentários: