10 de março de 2015

Casa de Giz



Inês Melo, Sara Nunes e Sónia Nunes são actrizes mas vêm de áreas diferentes e com percursos diferentes: Inês e Sónia começaram o seu percurso na área da Arquitectura e Sara na área da Comunicação Social. Todas abandonaram as profissões anteriores para se dedicarem a outras paixões. Cada uma com um curriculo teatral diferente, acabaram por travar conhecimento na ACT - Escola de Actores, onde realizaram o curso profissional de actores em áreas como teatro, cinema e televisão.

Mais recentemente, inconformadas com o estado da Cultura no país e cansadas da falta de oportunidades para os actores, resolveram criar um projecto próprio e fundaram a CASA DE GIZ - Associação Cultural e Concept Store

Juntaram trocos e puseram mãos à obra. Em apenas 3 meses as ideias que tinham no papel ganharam forma. Pintaram paredes, construiram mobiliário, partiram o chão, partiram as unhas, puseram azulejos, mataram baratas, mataram os neurónios, esfregaram, pregaram, fizeram contactos, receberam "nãos", bateram a muitas portas...mas sempre com boa disposição, muita vontade e preciosa ajuda de amigos! Depois de 3 meses de trabalho, burocracias e muitas noites mal dormidas, a CASA DE GIZ abriu ao público no passado mês de Outubro.

CASA DE GIZ tem como fim promover e realizar actividades de carácter cultural e artístico (teatro, música, canto, pintura, artesanato, dança, yoga, fotografia, etc), bem como proporcionar dinâmicas de formação no âmbito das áreas referidas, disponibilizando salas para workshops e ensaios. Este é um projecto que tem como base a partilha de trabalhos e experiências de vários artistas, bem como mobilizar a comunidade envolvente para a prática de actividades deste cariz. Para além disto, outra vertente deste projecto é a Concept Store: uma loja colaborativa que dá oportunidade a vários artistas /artesãos / criadores / marcas nacionais de exporem e venderem os seus artigos.

Paralelamente a este projecto, as 3 fundadoras mantêm activo o seu trabalho enquanto actrizes, cada uma inserida noutros projectos diferentes.

Sem comentários: