16 de fevereiro de 2015

Stand Up Solidário - 3ª Edição - O Humor acontece!

Numa noite de terça-feira, dia 10, tivemos o enorme prazer de nos encontrar no cinema São Jorge para um espetáculo de humor com fins solidários. O Humor acontece, desta vez na sua terceira edição.
Com a apresentação da Rádio Comercial e do sempre delicioso Licor Beirão, que acompanhou por duas vezes os representantes da D’Magia antes do evento, fomos a um espetáculo com três dos mais respeitados representantes do standup português. António Raminhos, Hugo Sousa e Luis-Franco Bastos fizeram uma noite de casa cheia cujos fundos reverteram para a construção de uma Biblioteca na Escola Primária Completa Mahuntsane, no Distrito do Chibuto em Moçambique.
A noite começou com uma suposta apresentação do Nuno Markl que acabou por ser substituído por Pedro Ribeiro, o humorista não o locutor da rádio comercial. Uma excelente substituição que fez as delicias da audiência entres os vários estilos dos humoristas, acabando o espetáculo na sua nota mais alta com uma opera humorística que derrubou a casa por completo.
Entres as várias excelentes incursões de Pedro Ribeiro, vieram os três humoristas. Primeiro Hugo Sousa, homem do norte com piadas sobre a vida o dia a dia num registo muito dele, aquecendo muito bem a audiência. Piadas sobre as relaçoes entre homem e mulher e as suas diferenças deixavam por vezes so os homens, outras vezes só as mulheres a rirem. No final da sua actuação já existia pessoa que não estivesse a rir.
Depois veio Antonio Raminhos com a sua representação quase apática que nos deixa tudo menos apáticos, usando as suas experiências de pequeno rapaz à quase trinta anos atrás fez-nos volver a tempos que já não nos recordamos bem, desde bombinhas de carnaval às tentativas de pedir uma rapariga em namoro. Sem duvida um dos pontos altos do espetáculo.
Por fim Franco-Bastos com as suas vozes, apresentando um pouco do seu espetáculo Roubo de identidade. Que mais dizer deste humorista que tem tomado Portugal de lés a lés. Mais um grande momento de humorismo para finalizar a noite, que fez de tudo até puxar para o espetáculo a Organizadora do Evento.
Em suma, uma excelente noite de humor que mostra que a rir em Lisboa conseguimos ajudar Mahuntsane em Moçambique.

Transcrevemos aqui o texto que serviu de discurso para a AIDGlobal durante o espetaculo:

Juntamo-nos aqui, esta noite, para rirmos em conjunto, porque rir é bom, torna a sociedade menos tensa, mais flexível, mais atenta ao outro e une as pessoas.
Carlo Dossi, um escritor italiano dos finais do séc. XIX, já dizia que “os comediantes dizem coisas sensatas revestidas de loucura e loucuras revestidas de sensatez”.
E é tudo isso que a AIDGLOBAL necessita: de humoristas que façam rir e, com as suas loucuras saudáveis, alertem para tornar a sociedade mais comprometida, mais dialogante, mais ousada.
Ousar é, também, uma das características mais marcantes da AIDGLOBAL, uma espécie de vereda de difícil escalada que, nesta iniciativa de hoje, nos conduz a uma meta fulcral: que as crianças moçambicanas da Escola Primária Completa de Mahuntsane, no distrito de Chibuto, tenham acesso à educação e aos livros, através da construção e equipamento de uma biblioteca.
Para cumprir esta missão, não estamos sós. Empresas e instituições, artistas, colaboradores, amigos, simpatizantes e público têm dado e darão, hoje, aqui, o seu melhor.
Neste espetáculo, patrocinado pelo Licor Beirão, temos, como apresentador, Pedro Miguel Ribeiro, cuja ironia se junta ao humor jocoso e edificante do António Raminhos, do Hugo Sousa e do Luís Franco-Bastos, todos constituindo o núcleo dos nossos artistas solidários.
Esta 3ª edição do espetáculo de humor da AIDGLOBAL conta, também, com o apoio de várias empresas e instituições como a EGEAC/Cinema São Jorge, a Câmara Municipal de Lisboa, o portal Sapo, a Ticketline, a ARS Design, o Grupo Sana Hotels, a Postal Free, a Contraste, a CHS e a Baldracca, sendo a Rádio Comercial, pela segunda vez, media partner do evento.
Cada um contribuiu, a seu modo, para o objetivo primordial desta iniciativa que, também, está a ser apoiada, ao nível da angariação de fundos, pela Fundação Mais, na plataforma online Raise Your Cause.
Os nossos artistas, no seu estilo muito próprio, doam, hoje, um pouco de si, reforçando o espírito de solidariedade que, ao longo da noite, pairará nesta sala.
A todos a AIDGLOBAL agradece, emocionada, em nome dos jovens beneficiários desta ação solidária.
Bem-hajam.
Divirtam-se!

Texto por Tiago Costa

Sem comentários: