16 de fevereiro de 2015

Filme-concerto “As Aventuras do Príncipe Achmed” no Museu do Oriente


O Museu do Oriente apresenta o filme-concerto “As Aventuras do Príncipe Achmed”, realizado por Lotte Reiniger (1926, Alemanha), uma obra de referência do cinema de animação, com banda sonora ao vivo pelo Aroma Jazz Trio, no dia 22 de Fevereiro, domingo, às 16.00.

O repertório original que o pianista e compositor Arsénio Martins, mentor do projeto Aroma Jazz Trio, interpreta para acompanhar este filme é uma das vinte partituras que escreveu para musicar, ao vivo, projecções de cinema onde o Expressionismo alemão, o terror, o cinema documental, o drama, o cinema soviético, o cinema infantil e as curtas-metragens do princípio do século passado têm estado presentes.

“As Aventuras do Príncipe Achmed” (no original Die Abenteuer des Prinzen Achmed) é considerada a primeira longa-metragem de animação da história do cinema. Realizada em 1926, na Alemanha, pela pioneira da animação de sombras Lotte Reineger (1899-1981), e com a duração de 60 minutos, foi produzida integralmente em sombras chinesas e figuras de cartão recortado, animados frame a frame.

Inspirado nos contos de ”As Mil e Uma Noites”, o filme narra a história do corajoso Príncipe Achmed que, montado num cavalo mágico, voa para terras distantes onde o esperam inúmeras aventuras. Para resgatar a sua amada, a Princesa Pari Banu, Achmed vai defrontar demónios, monstros e as maquinações de um pérfido feiticeiro. Aladino e o génio da lâmpada, seres fantásticos, um duelo de magia e um grande amor, são os ingredientes que compõem a acção.

Filme-concerto
“As Aventuras do Príncipe Achmed”
22 de Fevereiro, domingo às 16h
Preço: € 5,00
Duração: 60’, sem intervalo
M/6

Sem comentários: