1 de fevereiro de 2015

Festival Monstra



O REALIZADOR JOSÉ MIGUEL RIBEIRO E A ESLOVENA ŠPELA ČADEŽ  LEVAM A  MONSTRA AO MUSEU DA MARIONETA


A MONSTRA – Festival de Cinema de Animação de Lisboa regressa ao Museu da Marioneta, no dia 19 de Fevereiro, com uma exposição dedicada ao filme “Papel de Natal”, de José Miguel Ribeiro e ao trabalho da realizadora eslovena Špela Čadež.

A exposição deste ano revela os segredos de “Papel de Natal”, que estreou no final de 2014, e que recupera a personagem Dodu, o rapaz de cartão, realizado pelo premiado realizador português José Miguel Ribeiro. Serão assim exibidos três cenários principais de “Papel de Natal”, as suas personagens, 25 fotografias e vários adereços em imagem real. Uma oportunidade para dar a conhecer as etapas e processos de criação deste filme antes de chegar ao ecrã.

Os cenários, adereços e marionetas de todos os filmes da eslovena Špela Čadež estarão também em exibição no Museu da Marioneta, em Lisboa. Desde as simples marionetas de arame dos seus primeiros filmes, até ao trabalho pormenorizado e sofisticado de “Boles” (2013), é possível acompanhar o desenvolvimento da realizadora, que trabalha essencialmente em animação de marionetas, em stop-motion. “Boles”, o seu mais recente filme, foi o Grande Prémio Curta Metragem MONSTRA 2014 e, para além deste, recebeu mais de 40 outros prémios e esteve em exibição em mais de 100 festivais por todo o mundo. Para Fernando Galrito, diretor artístico do Festival Monstra,  
Čadež "é uma grande revelação do cinema esloveno e europeu, não só pela originalidade, mas também pelas temáticas que aborda nos seus filmes".

Esta exposição está patente no Museu da Marioneta, em Lisboa, até ao dia 19 de Abril.
A entrada na exposição é gratuita.

Os realizadores vão estar presentes na inauguração, dia 18 de fevereiro, e encontram-se disponíveis para entrevista.

Sem comentários: