19 de janeiro de 2015

Visitas orientadas às exposições do Museu do Oriente

Suscitar o diálogo e proporcionar uma contextualização e aproximação privilegiadas aos conteúdos e temas abordados, são os objetivos das visitas orientadas às exposições temporárias do Museu do Oriente que se realizam entre janeiro e abril, aos sábados.

A primeira acontece no dia 24 de janeiro, à exposição “Linguagens Tecidas”, e dá a conhecer as técnicas de fabrico, usos e simbologia dos têxteis ikat, uma tradição indonésia de tecelagem, apresentando os 80 exemplares em exibição.


Em fevereiro, no dia 28, as “Sombras da Ásia” dão o mote a uma visita pelo universo do teatro de sombras, a sua história, personagens e tradição, numa exposição que contempla práticas de uma diversidade de países como a China, Índia, Tailândia, Cambodja, Indonésia, Malásia e Turquia. Seguindo o fio condutor da exposição, a visita aborda ainda as funções sociais, rituais e de  transmissão cultural do teatro de sombras enquanto expressão artística popular intimamente ligada à religião, mas também à literatura e à música.

Em março e abril, nos dias 28 e 25, respetivamente, os visitantes são convidados a conhecer a exposição “Joias da Carreira da Índia”, a partir de um enquadramento histórico e cultural que percorre os três núcleos expositivos, compreendendo peças de ourivesaria religiosa e civil, em ouro e prata, enriquecidas com gemas, esmaltes de cores vibrantes e materiais exóticos como tartaruga e marfim. A par de joias de adorno, armas, crucifixos de altar, relicários ou cofres, livros, mapas e retratos compõem esta mostra que atravessa a história de Portugal e da Ásia, do século XVI ao início do século XX, com ênfase no período da expansão marítima. Em exposição, quase duas centenas de objetos retratam as relações comerciais e as influências entre Portugal e os territórios da Índia, China e Ceilão e Sudoeste Asiático, na conceção e produção de objetos preciosos.

Visitas orientadas às exposições temporárias
Sábados
24 de janeiro, 28 de fevereiro, 28 de março e 25 de abril
Horário: 16h00-17h00
Preço: € 6,50/ participante
Participantes: Mín.10, Máx.25
Museu do Oriente, Avenida Brasília | Doca de Alcântara (Norte) | 1350-362 Lisboa
Tel.: 213 585 200 | E-mail: info@foriente.pt

Sem comentários: