20 de outubro de 2014

Opinião - Inês de Castro

Título: Inês de Castro
Autor: Faustino da Fonseca
Editora: Fronteira do Caos

Opinião por João Oliveira:
Dos vários, e foram muitos, Romances Históricos que já li, este foi sem dúvida o melhor. Felicito publicamente  a editora pelo facto de o (re)editar e assim dar a conhecer esta obra prima da literatura portuguesa. Era na verdade um "Tesouro Perdido da Literatura Portuguesa"
O romance de Pedro e Inês, sem dúvida o par romântico da história de Portugal  foi já, por várias vezes, tema de obras da literatura portuguesa (e não só, lembramos aqui Victor Hugo)  umas boas outras nem tanto. 
            
Faustino da Fonseca, neste Tesouro da Literatura Portuguesa, narra de forma magistral o romance de Pedro e Inês, mas simultaneamente dá uma verdadeira lição de História de Portugal, o modo como enquadra o romance de Inês de Castro e D. Pedro nos factos históricos da  época, analisando  este  à luz da conjuntura histórica das relações sócio-politicas de Portugal e Espanha bem como no contexto das relações  politicas na Europa de então,  faz, sem qualquer sombra de dúvida, desta obra um verdadeiro ensaio de História de Portugal que vai muito para além de um vulgar romance histórico. 
            
Com uma linguagem acessível, é de fácil leitura, o grande número de páginas não torna o livro cansativo, o pormenor dos factos históricos é de tal forma rico que nos transporta facilmente para a o século XIV, fazendo-nos "viajar no tempo" levados pelo ritmo  da escrita e o interesse constante que vai criando, faz o leitor viver a história por dentro e sentir como se dela fizesse parte. É aquele tipo de livro que nos retira da sala, leva-nos para outra dimensão, faz-nos fazer o filme do livro. 


Um livro assim vale a pena ler.

Sem comentários: