26 de setembro de 2014

Passatempo - Doutor Fausto

A D'Magia em parceria com a Fim de Século tem para oferecer dois exemplares de "Doutor Fausto" de António Vieira.

Sinopse:
Eis que ressurge, com uma nova escrita, o romance de António Vieira Doutor Fausto. A primeira versão deste livro, que entretanto acompanhou a vida do autor, apareceu há quase um quarto de século numa edição da Imprensa Nacional.
Aqui se retoma, sob as espécies de um romance, o poderoso mito europeu que atravessou seis séculos sob formas inúmeras. Fausto, que em Marlowe e em Goethe fora um mágico, em Valéry um homem de letras, em Thomas Mann um compositor, aparece agora como um filósofo ítalo-alemão, discípulo de Husserl e intérprete de Nietzsche, atento a sinais que lhe revelam a essência do mundo como um jogo vão e deslumbrante. 
O Espírito negativo com quem celebra o famoso pacto de rejuvenescimento (que confere a Fausto a mesma idade do autor) não é mais um demónio cristão, mas o árbitro do jogo do mundo. Ao longo dos sete capítulos e de um itinerário fáustico que percorre todo o século XX, move-se o herói entre a procura das raízes do conhecimento e a perplexidade perante uma sociedade em desagregação. Opondo-se ao mundo cada vez mais desnaturado do Incaracterístico, Fausto obedece à definição que dá de um intelectual: «aquele que se esconde e detém um poder subterrâneo, que há-de ser um poder de subversão». O mito de Fausto, raras vezes tratado na literatura portuguesa, ressurge aqui com os seus enigmas e evoca as inquietações centrais do homem da modernidade. 

Para te habilitares a ser um dos vencedores responde às seguintes perguntas:
1 -
A primeira versão deste livro apareceu há quanto tempo?
2 - Fausto foi o quê em Marlowe e em Goethe?
3 - Quantos capitulos tem este livro?

E envia os teus dados pessoais (incluíndo o nome e morada), com o assunto "Fausto", até ao dia 16 de Outubro, para literatura@dmagia.net

Regras do passatempo:
1) Apenas participantes com moradas de Portugal.
2) Podes participar quantas vezes quiseres, no limite de uma participação diária.
3) Condições e Termos de Participação estão em www.dmagia.net/faq.html

Sem comentários: