29 de setembro de 2014

Opinião - O vizinho

Título: O vizinho
Autor: Lisa Gardner
Editora: Europa-América

Sinopse:
De uma mestra do suspense chega-nos esta história de arrepiar, que explora os perigos que estão sempre à espreita, bem mais perto do que imagina. Pois até numa família perfeita, nunca sabemos o que se passa dentro um lar, quando as portas se fecham...
Eis o que aconteceu...
Era um caso que iria sem dúvida gerar um frenesim mediático - uma jovem mãe, loura e bonita, desaparece sem deixar rasto da sua casa no sul de Boston, deixando para trás a sua filha de quatro anos como única testemunha, e um marido tão atraente quanto reservado como principal suspeito.
Nas últimas seis horas...
Mas a partir do momento em que o Sargento-Detective D. D. Warren chega ao pequeno chalé dos Jones, ela tem a sensação de que algo está errado com a imagem de aparentemente normalidade que o casal tanto se esforçou para manter. À primeira vista, Jason e Sandra Jones eram como qualquer outro casal trabalhador e com urna filha de quatro anos para criar. Mas abaixo da superfície calma, espreitavam as trevas... do mundo como o conheci. . .
Com o relógio a avançar e a vida de uma jovem desaparecida em risco e a tempestade mediática a aumentar, Jason Jones parece mais interessado em destruir provas e isolar a filha do que em procurar a sua "amada›› esposa. Estará o marido perfeito a tentar esconder a culpa - ou apenas a tentar esconder? E será a única testemunha do crime a próxima vítima do assassino?

Opinião por Filipa Monteiro:
Só o título deste livro é chamativo. A capa ajuda a pegarmos nele. A sinopse. . . faz com que o tragamos connosco para casa.

Uma mulher jovem (SANDY), professora básica com uma filha pequenina de 4 anos desaparece, sendo que sabemos que as últimas palavras são: "Por favor não faças isto. Por favor! Eu não direi a ninguém. Podes acreditar em mim. Nunca direi. Amo-te. Ainda te amo. . ."

Temos como suspeitos ao início: o marido e um vizinho jovem com cadastro que vive ao fundo da rua. . .

Á medida que avançamos e que a história da vida de Sandy nos é contada em capítulos pela própria Sandy vamos descobrindo e desconfiando de novas personagens que nos vão sendo apresentadas. . .

Uma história com um ritmo fantástico, de capítulos pequenos e em que vamos sabendo das revelações a pouco e pouco mas que não ficamos muito tempo sem uma.
Ora desconfiamos de uma personagem, ora desconfiamos da outra.
Com suspense q.b., nas últimas páginas, com vários acontecimentos a darem-se ao mesmo tempo, tive dificuldade em manter os meus olhos apenas numa linha.

Gostei muito das histórias que Lisa Gardner construiu para nos descrever o comportamento duma pequenina de 4 anos. O sofrimento do pai para proteger a filha, bem visível e transmitido. A negligência dum pai para com a filha idem. . . A atenção dos media a casos destes muito muito bem representada.

O que temos de nos perguntar ao lermos este livro é: Será que tudo o que se encontra à superfície corresponde à verdade?

Sem comentários: