16 de maio de 2014

Opinião - O dom do Dinis

Título: O dom do Dinis
Autor: Ana Terceiro e Paulo Rosa
Editora: Alphabetum Editora

Sinopse:
O Dom do Dinis é uma história real de determinação e coragem, de uma luta desleal travada com o destino que decidiu comunicar-nos aos 11 meses de vida que o nosso filho Dinis padecia de uma síndrome genética com complicações neurológicas muito complexa e rara, designando-se pela literatura médica como Leucoencefalopatia (LCC), calcificações e quistos cerebrais. Uma doença incurável e sem gene conhecido.

Opinião por Clarinda Cortes:
Um livro emotivo e intenso, que vou analisar de duas formas diferentes.
Por um lado uma história de vida cheia de amor, força, esperança, luta e fé. Esta família vive um dia a dia intenso de emoções, de pequenos passos que são enormes vitórias. São pais especiais de um filho especial que não baixaram os braços a nada, vivem dificuldades, mas sabem encontrar a felicidade em cada ganho, em cada avanço, em cada sorriso, em cada dia de vida do seu filho. É uma história, infelizmente, entre muitas, que de uma forma ou de outra chegam ao nosso conhecimento. O Dinis tem o dom de manter esta família unida, na fé, no amor e na esperança. Que essa união seja o mais longa possível.
Por outro lado o conteúdo do texto. Achei-o um pouco “carregado”, no que respeita aos termos médicos e procedimentos, e para a maioria dos leitores menos "entendível". Estava à espera de algo menos técnico, até porque o conteúdo médico pode-se encontrar na internet ou em qualquer livro da especialidade, desde que fosse apenas referenciado. Penso todavia que era um dos objetivos destes pais, a partilha total das suas vivências, da sua "vitória", em termos genéticos que, além de ajudarem o seu filho, ajudarão futuras crianças e famílias. Compreendo assim, e desta forma, as partes mais "científicas" do conteúdo textual. Todas as referências e os contactos enumerados ao longo e no final do livro são deveras importantes para ajudar em casos semelhantes.
É um livro de amor, de vida, para ajudar a amar e viver. É um livro que nos deixa com interrogações imensas sobre a futilidade de alguns momentos da nossa vida, que nos deixa a certeza de que temos muito dentro de nós e que esse muito tem que ser partilhado. É um livro que nos ensina a olhar mais longe, a aceitar a luta cara a cara quando é necessário e a ter esperança e fé em cada minuto da nossa vida, em cada dificuldade, em cada vitória, em cada lágrima, em cada sorriso.
Na capa um olhar maravilhoso, um sorriso fantástico de quem está bem com a vida, porque é amado. Um sorriso de quem acredita que a sua missão é importante e que esta terá que ser cumprida, custe o que custar.
Não é uma obra prima, e certamente não foi essa a pretensão dos autores, mas pela coragem destes pais e pela força do Dinis, merece cinco estrelas. Que elas iluminem o caminho desta família e de muitas outras em circunstância identênticas!
A estrelinha Dinis está lá, a brilhar, a brilhar,…

Sem comentários: