16 de maio de 2014

«Artistas Portugueses em Discurso Directo» é o novo livro da Guerra e Paz

Título: Artistas Portugueses em Discurso Directo 
Textos e entrevistas sobre arte contemporânea
Autor: Miguel Matos
N.º de Páginas:  344
PVP: 18,50 €
Género: Não Ficção/Arte
Nas livrarias a 21 de Maio
Guerra e Paz Editores

Sinopse:
Dando voz a alguns dos nossos mais importantes criadores, Artistas Portugueses em Discurso Directo apresenta uma visão particular e única da arte contemporânea portuguesa. Este livro reúne um conjunto de entrevistas realizadas por Miguel Matos, ao longo dos últimos sete anos. Tiveram publicação isolada e parcial em revistas, e agora, em livro, aparecem completas, dando um quadro global do nosso meio artístico e das suas tendências, aproximando os artistas do público interessado. Num registo pessoal, que por vezes roça o confessional, 33 artistas revelam-se e revelam os caminhos da arte do nosso tempo. Um livro que faz História.

Prefácio de Eduardo Nery
«Miguel Matos é um dos raríssimos "resistentes" na crítica escrita sobre as artes visuais. E fá-lo com argúcia, sensibilidade, e com uma boa capacidade de comunicação escrita. E ainda com a honestidade de quem procura entender a arte em diálogo com os artistas, o que me parece fundamental, ao entrevistar alguns deles, ou seja, mais uma faceta rara.
Sempre vi Miguel Matos como um crítico independente no meio de várias formas de poder e de pressão, e contribuindo também para a revalorização de alguns artistas injustiçados pelo nosso meio. Este seu livro irá contribuir para diminuir o fosso tantas vezes existente entre o público e a produção artística contemporânea, e não só.»

Sobre o autor:
É director fundador da revista Umbigo e editor da secção de arte da revista Time Out Lisboa. Ao longo de quase 20 anos como jornalista cultural, tem também acumulado experiências de curadoria e foi autor de diversos catálogos para exposições em galerias e museus de arte contemporânea em Portugal.

Sem comentários: