16 de abril de 2014

Opinião - Paula

Título: Paula
Autor: Isabel Allende
Editora: Porto Editora / Circulo de Leitores

Sinopse:
Paula, com um forte cunho autobiográfico, é uma das obras mais intensas de Isabel Allende, que nos faz revisitar o universo mágico dos seus primeiros romances.

Paula, a filha da escritora, adoeceu gravemente, entrando pouco tempo depois em coma. Durante meses no hospital, a autora começou a escrever a história da família para a filha, que permanecia inconsciente. Nesse relato somos levados a conhecer os segredos e recordações mais íntimos do seu passado e do seu país natal, o Chile, ao mesmo tempo que assistimos às sucessivas tentativas de contrariar e, por fim, aceitar a partida iminente de um ente querido.

Escrita como uma catarse face à irreversível doença, Paula é uma enorme lição de vida, ao mesmo tempo que nos permite conhecer um pouco melhor o mundo fantástico de A casa dos espíritos e Eva Luna e concluir que as suas personagens pertencem, na verdade, ao mundo fantástico de Isabel Allende: a sua realidade encantada.

Opinião por Celina Rodrigues:
Nunca tinha lido nada de Isabel Allende, e este sendo uma história verídica não me permite formar uma opinião sobre os seus romances. 
"Paula" é sobre a filha da escritora que sofre de uma doença grave. Isabel, ao acompanhar a recuperação da filha, e a conselho da sua editora, começa a escrever sobre a sua própria vida. A obra é uma deambulação entre o passado da escritora, desde tenra idade, e a doença da filha, sentimentos e rotinas que provoca. Uma escrita fácil, interessante e acessível, e uma maneira de conhecer a vida de Isabel Allende e até a história do Chile. 
No final, a história é muito comovente, a escrita leva às lágrimas (no meu caso...). A morte não é nada fácil de encarar, nem de acompanhar. E para uma mãe que não desiste, a luta é mesmo até ao fim...

Sem comentários: