1 de novembro de 2011

«Queen: Days of Our Lives» Documentário sobre os Queen à venda a 21 de Novembro


Os Queen continuam as celebrações do seu 40º aniversário – agora, com a exibição de um documentário, transmitido pela BBC TV em duas partes. Concebido pelo departamento de produção da Universal Music, a Globe TV, em colaboração com a BBC e as produções Queen, «Queen: Days Of Our Lives» encontra Roger Taylor e Brian May a recordar a incrível carreira da banda.
O produtor executivo do programa e director geral da Globe TV, Iain Funnell, afirmou que «poder trabalhar com um arquivo de imagens e um catálogo de canções tão ricos quanto os dos Queen foi um sonho tornado realidade. Acho que conseguimos criar o documentário fundamental sobre o grupo: o realizador Matt O’Casey e o produtor Simon Lupton fizeram um trabalho fantástico na narração de uma das mais fenomenais histórias do rock’n’roll. Os Queen foram a primeira banda de estádio – e acho que, ao longo destes programas, se compreende porquê».
O documentário aborda cada um dos oito álbuns de estúdio do grupo, as lendárias digressões mundiais dos anos 70 e 80 (que os encontraram à conquista da América e da Ásia), o Live Aid e o seu duradouro sucesso, desde a morte de Freddie até ao presente, com a sua popularidade em constante crescimento, ano após ano. O extenso espólio de imagens inéditas inclui entrevistas de arquivo com Freddie Mercury, que, assim, acaba por ajudar a contar esta história – nas suas próprias palavras.
«Encontrar todas estas filmagens antigas e nunca antes vistas foi verdadeiramente incrível», confessa o produtor executivo, Richard Cook. «Temos, por exemplo, a primeira aparição da banda no “Top of the Pops” – este programa nunca mais foi exibido, desde a sua transmissão original. Nem a BBC o tinha em arquivo: na verdade, veio de uma cassete VHS que o comediante Dick Emery gravou. O que ele queria realmente registar era o programa que dava antes do “Top of the Pops” mas acabou por gravar este, por acaso», continua.
Segundo Iain Funnell, «além de terem acumulado diversos sucessos globais, uma das principais características do grupo era o seu enorme sentido de humor – e isso está perfeitamente evidente na forma como o Roger Taylor e o Brian May relatam o seu percurso».
Além de «Queen: Days of Our Lives», os Queen têm celebrado este importante aniversário de diversas formas distintas. No início deste ano, a exposição, apoiada pela Island, «Stormtroopers in Stilettos», recebeu mais de 20 mil pessoas. Por outro lado, os primeiros cinco álbuns da banda foram reeditados com notável aclamação.

Sem comentários: