15 de novembro de 2011

Opinião - Veronika Decide Morrer

Título: Veronika Decide Morrer
Autor:
Paulo Coelho
Editora: Pergaminho

Sinopse:
O mais recente livro do autor de O Alquimista, o escritor de língua portuguesa mais vendido no mundo, traduzido em 80 línguas e publicado em mais de 100 países. « No dia 11 de Novembro de 1997, Veronika decidiu que havia - afinal! - chegado o momento de se matar.» É assim que começa o romance de Paulo Coelho. Veronika é uma jovem eslovena que decide suicidar-se, cansada que está da vida que leva. Salva no último instante, dá entrada num hospital psiquiátrico. Aí conhece Zedka, internada por depressão, transformada à custa do tratamento numa "mulher louca" e feliz; Mari, advogada que integra o grupo A Fraternidade, organizador de palestras sobre a meditação sufi, e parte para a Bósnia em missão humanitária em busca de aventura; Eduard, um jovem belo e rico que se faz passar por esquizofrénico; e o Dr. Igor, o psiquiatra do hospital. O autor, que esteve em Portugal para o lançamento do livro, revelou ele próprio ter estado internado num hospital psiquiátrico, experiência que lhe valeu para a escrita desta obra sobre a loucura. E também sobre o amor e a sabedoria, as relações com os outros, atravessada pelo esoterismo.

Opinião por Cristina Cruz:
Veronika é uma jovem mulher eslovena,na casa dos seu vinte e poucos anos, que parece ter tudo: é bonita, inteligente, tem um bom emprego e uma óptima vida pela frente, no entanto, para ela, esta vida não tem qualquer sentido e decide suicidar-se! Esta tentativa de por fim à vida falha e acaba por levá-la até ao hospital psiquiátrico "Villete" no seu país. Aqui é-lhe dito que tem apenas uma semana de vida! Neste lugar, conhece pessoas que são 'loucas' apenas por não se regerem pelas normas sociais convencionais. Veronika decide viver os seus últimos dias intensamente e embarca numa descoberta de novas experiências através das relações e emoções, encontrando o verdadeiro sentido de viver.
Paulo Coelho inspira-se na passagem por algumas instituições psiquiátricas que marcaram a sua vida e escreve esta obra onde o drama e o suspense conduzem o leitor.
'Veronika decide morrer' é um livro que nos prende a cada página. Paulo Coelho revela a sua mestria em nos contar histórias de forma crua e realista. Este livro deixa sempre no ar a questão "o que é loucura afinal?". Facilmente, nos identificamos com a personagem principal, no sentido da busca incessante do sentido da vida. É um livro apaixonante, carregado de emoções! Eu adorei e tenho a certeza que é um dos livros que mais me vão marcar para sempre!

Sem comentários: