15 de novembro de 2011

Opinião - Isabel Allende

Título: Isabel Allende
Autor: Inés da minha alma
Editora: Difel

Sinopse:
No ano de 1537, Inés Suárez chega ao Mundo Novo, procurando o seu esposo, única forma que, naquela época, podia justificar a viagem de uma mulher sozinha. Juan de Málaga a havia deixado na Espanha com dívidas e sua única alternativa era converter-se em outra mais das viúvas das Índias, então ela decide mudar o seu destino e termina convertendo-se em uma das conquistadoras do Chile.Depois de uma viagem de dois meses em barco chega na Venezuela e desde lá segue a pista do marido, para descobrir em Cuzco que Juan havia morrido em uma batalha. Francisco Pizarro concede permissão e apoio para ela ficar vivendo com discrição nesta cidade, algo difícil para uma mulher sozinha e para quem não fatavam pretendentes.É graças a um destes incidentes que Inés conhece a Pedro de Vadívia, um valente e honorável servidor da Coroa Espanhola, que estava empenhado em fundar um novo país nos territérios do Chile. Diego de Almagro já havia tentado antes, mas havia regressado derrotado do Chile, sem encontrar o ouro e a prata que todos desejavam na época.Inés e Pedro de Valdívia investem tudo nesta desatinada campanha e partem para o Chile. O Objetivo de Valdívia não era a riqueza e sim a glória que lhe daria fundar um país em que as pessoas de esforço pudessem construir um futuro. Inés, mulher apaixonada, segue ao seu novo amor, apesar deste não poder oferecer-lhe mais do que aventuras. Pedro de Valdívia havia deixado a sua esposa na Espanha.Nesta dura travessia esta mulher luta dia após dia contra as condições inóspitas do deserto, a falta de alimentos e os ataques dos Mapuches, aborígenes que resitiriam à conquista dos espanhóis por mais de 300 anos. E que terminam matando Pedro de Valdívia.Inés continua com o seu trabalho de fundar escolas, igrejas e alimentar aos pobres. Assim como dar conselhos e todo o seu amor ao que seria seu esposo, Rodrigo Quiroga, até o úlimo dia de sua vida. Esta é a história de uma mulher excepcional.

Opinião por Odete Silva:
"Sou muito suspeita em relação a Isabel Allende por ser uma das minhas escritoras de eleição, e fiquei super fã desde a "Casa dos Espíritos", "Filha da Fortuna" e "Retrato a Sépia"... Já li todos os livros editados em Portugal.

Gostaria mais de falar dos livros em geral de Isabel Allende do que propriamente de um só, porque Allende é muito descritiva quer com as suas personagens, quer em tudo o que as envolva como o ambiente, por exemplo. Daí que não é uma leitura fácil, mas sim um bocado complicada para quem não esteja habituado.

Mais uma vez Isabel Allende não me decepcionou neste romance épico com a sua personagem Inés Suárez. Inés da minha alma" é um livro fantástico, magnífico, e conta-nos a história de uma jovem mulher costureira da Estremadura Espanhola que parte para a América à procura do seu marido e para escapar à vida claustrofóbica da sua terra. É uma mulher bastante forte, aventureira, cheia de conflitos, desejos, paixão e amor.

Como em quase todos dos livros de Allende, este consegue misturar o fantástico com o real, o misticismo religioso dos conquistadores/invasores Espanhóis, e uma história de amor com a história de um país e de um continente.

Todo o sofrimento das mulheres no século XVI está bem patente neste livro, tudo era vedado às mulheres neste século e é precisamente isso o que esta personagem quer viver: as aventuras que não podia ter.

E também vamos, ao longo do livro, confirmando a realidade que era viver naqueles tempos devido à violência e à crueldade de um momento histórico no Chile.

Mudamos de página sempre querendo ler mais e mais sobre o que se vai passar a seguir. Simplesmente delicioso de se ler... como todos os seus livros!"

Sem comentários: