10 de setembro de 2011

Opinião - Um amor quase perfeito

Título: Um amor quase perfeito
Autor: Sherry Thomas
Editora: Quinta Essência

Sinopse:
Durante dez anos Camden e Gigi, Lorde e Lady Tremaine, tiveram o mais perfeito dos casamentos, baseado na cortesia, no respeito e… na distância. Um segredo, uma traição e um oceano separam-nos desde o dia seguinte ao seu enlace. Gigi vive na bela mansão londrina do casal, enquanto Camden se estabeleceu em Nova Iorque. Nenhum se mete na vida do outro.
Agora as coisas vão mudar.
Gigi decidiu agarrar-se à sua última oportunidade de ser feliz e aceitar a proposta de casamento do seu pretendente, Lorde Frederick. Assim, escreve ao marido, enviando-lhe os papéis do divórcio. Mas em vez de devolvê-los assinados, Camden apresenta-se à porta da mansão de Londres para lhe oferecer um acordo: vai conceder-lhe o divórcio, mas antes Gigi deve dar-lhe um filho, um herdeiro. Se ela não aceitar, ele não lhe concede o divórcio. Gigi aceita, mas impõe um período de um ano.
Um ano em que se acumulam as lembranças da paixão que outrora os uniu, um ano em que segredos são revelados, um ano em que o desejo volta mesmo contra vontade, e um ano em que ambos devem decidir se o casal mais admirado de Londres deve voltar a apaixonar-se... ou separar-se para sempre.

Opinião por Isalina Tavares:
Quero começar por referir o quão brilhante é este livro, com um argumento excelente e, também, uma imagem gráfica que me chamou logo a atenção, viciada em romance como sou. Desde já afirmo a minha convicção perante a sua qualidade na categoria de romance histórico, digno dos melhores prémios literários para os quais esteve nomeado.
Uma das características que maior prazer me dá num livro é a força das personagens femininas e Sherry Thomas conseguiu-o com uma mestria admirável. Idealizou e transmitiu no seu romance uma Lady Tremaine com grande força de vontade, uma mulher inteligente capaz de dirigir negócios tão eficazmente no século XIX como qualquer homem. Destemida, ousada, directa e decididamente convicta dos seus objectivos, é uma personagem que seduz o leitor a embrenhar-se nos seus mistérios, inspirando qualquer mulher a ser sempre melhor e a seguir em frente quando o mundo parece ruir em frente aos seus olhos. Numa época em que os homens ainda ocupavam uma importante posição na sociedade e no meio laboral, a protagonista criada por Thomas destaca-se pela sua independência após um casamento arruinado deste o primeiro dia, mostrando deste cedo ser uma mulher de força férrea, uma mulher de armas.
A imaginação com que a autora nos transporta ao tempo dos espartilhos, cartolas, carruagens puxadas a cavalos e grandes mansões é pontuada por um humor muito particular. Humor esse enquadrado numa escrita suave e fácil de acompanhar, uma escrita directa, sem pontos mortos, intercalando o presente (1893) com flashbacks de 1882/3, uma escrita onde cada capítulo transmite ao leitor um acontecimento de relevância para o desenvolvimento e compreensão do destino e sentimentos das personagens.
Um livro deliciosamente romântico capaz de tocar e fazer sonhar por um destino de encontros e desencontros, intrigas e vingança. Uma leitura que me levou, por vezes, a desesperar face à mesquinhez e teimosia do casal central, transmitindo a ideia de uma inevitabilidade trágica. Acima de tudo, é um livro que leva a uma reflexão sobre a necessidade de escrúpulos no sentido de manter a verdade e a união com aquela pessoa especial, com a finalidade de não ferir e não desiludir quem mais se ama. Como referido na capa, um romance cheio de peripécias que levará o leitor a repensar o significado do perdão e das segundas oportunidades.

Sem comentários: