12 de agosto de 2011

Opinião - Nómada


Título: Nómada
Autor: Stephenie Meyer
Editora: Gailivro

Sinopse:
Melanie Stryder recusa-se a desaparecer. O nosso Mundo foi invadido por um inimigo invisível. Os Humanos estão a ser transformados em hospedeiros destes invasores, com as suas mentes expurgadas, enquanto o corpo permanece igual e a vida prossegue sem qualquer mudança aparente. A maior parte da Humanidade não consegue resistir. Quando Melanie, um dos poucos Humanos "indomáveis", é capturada, ela tem a certeza de que chegou o fim. Nómada, a Alma invasora a quem o corpo de Melanie é entregue, foi avisada sobre o desafio de viver no interior de um humano: emoções avassaladoras, excesso de sentidos, recordações demasiado presentes. Mas existe uma dificuldade com que Nómada não conta: o anterior dono do corpo combate a posse da sua mente. Nómada esquadrinha os pensamentos de Melanie, na esperança de descobrir o paradeiro da resistência humana. Melanie inunda-lhe a mente com visões do homem por quem está apaixonada – Jared, um sobrevivente humano que vive na clandestinidade. Incapaz de se libertar dos desejos do seu corpo, Nómada começa a sentir-se atraída pelo homem que tem por missão delatar. No momento em que um inimigo comum transforma Nómada e Melanie em aliadas involuntárias, as duas lançam-se numa busca perigosa e desconhecida do homem que amam.

Opinião por Ana Rita Domingos:
Da autora da famosa Saga Twilight, Stephenie Meyer traz aos seus leitores um fascinante romance capaz de arrebatar pela sua irreverência, criatividade e intensidade literária.
Num mundo dominado por alienígenas, em que os humanos foram subjugados pela invasão de Almas que se apoderaram dos seus corpos, Nómada é inserida no corpo de Melanie Stryder, uma das últimas humanas a fazer frente aos “ladrões de corpos”, uma das últimas rebeldes. No entanto, e em oposição ao que seria de esperar, o espírito de Melanie permanece no corpo, coabitando com a Alma. A partir daqui, somos conduzidos por um destino que leva Nómada a rebelar-se contra os seus, aliando-se a Melanie na busca dos seus grandes amores: Jared e o irmão Jamie. Incapaz de suportar o afastamento da sua família, Nómada e Melanie partem em busca de um refúgio, um caminho que as leva ao encontro de um grupo de resistentes, escondidos numa rede de cavernas no deserto. É necessária grande força e altruísmo para que Nómada seja aceite junto dos humanos. Como podem estes ser capazes de a aceitar depois de a sua espécie lhes ter roubado o lar? Com o passar dos meses, Nómada, ou Noa, torna-se parte integrante da comunidade, conquistando um lugar pela sua personalidade bondosa e pacífica. A conquista faz-se, de igual modo, a nível interno, pessoal. Noa começa a conhecer-se melhor e o amor inicialmente dirigido a Jared é transferido para outro humano. Mas como pode ela dedicar-se ao seu próprio amor, à sua própria vida, quando Melanie se encontra presa dentro do seu corpo? Como pode usar o corpo de Mel sem o seu consentimento, entregando-o a outro que não Jared?
Stephenie Meyer entrega grande parte do seu romance à contemplação do conflito de duas mentes a partilhar o mesmo corpo. Cada uma com as suas necessidades, sentimentos, pontos de vista e prioridades. Principalmente, enfatiza o destino que coloca Mel fora do controlo do seu corpo, a sua total dependência enquanto hospedeira de Noa.
Por outro lado, este romance leva-nos a inquirir sobre o comportamento humano actual. “E os Humanos eram brutais e descontrolados. Matavam-se uns aos outros com tamanha frequência, que o assassínio passara a ser uma parte aceitável da vida”. Estas e outras referências ao egoísmo dos Humanos, como a criação de métodos de tortura, as guerras que assolaram e modificaram a face de todos os continentes, a pobreza e miséria de milhões e consequente desprezo pelos pares (“nações pacíficas desviam o olhar, enquanto indivíduos da própria espécie morriam de fome junto aos degraus das suas casas”), a brutalidade experienciada por crianças vítimas de maus tratos por parte da própria família... Todo um rol de erros cometidos ao longo dos tempos, erros que afectaram e colocaram em risco o planeta Terra, erros de ganância, de negligência. Leva-nos a pensar em que se tornaram os Humanos, em que se transformaram para que seja necessária a vinda de alienígenas, para que seja necessária a intervenções de seres externos para tornar o mundo melhor, para salvar o que é nosso, para proteger as outras espécies da nossa própria casa, para pôr fim a um reinado de desigualdades sociais.
Um romance que recomendo, sem dúvida. Uma história única, com um desenvolvimento excelente, personagens fortes que nos prendem pela sua força e pela luta e esforços que empregam para alcançar um futuro melhor, aliás, para alcançarem um futuro. É também uma lição de não desistência, uma lição para todos os que se dizem humanos, um repensar da forma como encaramos o mundo e como damos por garantido o nosso futuro.

Sem comentários: