6 de abril de 2011

Passatempo - As Invasões Napoleónicas – Desde a Ida da Família Real para o Brasil às Linhas de Torres 1807-1811

A D'Magia, em parceria com a Âncora Editora, tem para oferecer 3 exemplares do livro As Invasões Napoleónicas – Desde a Ida da Família Real para o Brasil às Linhas de Torres 1807-1811, de José Custódio Madaleno Geraldo.

Sinopse:
A obra descreve as relações entre os Estados envolvidos na Guerra Peninsular, em particular com Portugal. A Grã-Bretanha como aliada; a Espanha com a sua atitude dúbia, no início favorável à França e, por fim, aliada de Portugal; e a França de Napoleão que tentou por todos os meios a aliança com Portugal, primeiro pela via diplomática e depois com o envio de três exércitos. Estas campanhas foram designadas por «Invasões Napoleónicas». Tinham por principal objectivo fazer com que Portugal aderisse ao Bloqueio Continental contra a Inglaterra.

Entre a “espada e a parede”, Portugal decidiu-se pela Aliança Marítima e assim conseguiu salvar o império ultramarino e o reino, deslocando a Corte para o Brasil. Quem está convencido que a Família Real fugiu para o Brasil está, na opinião do autor, enganado, porque esta atitude ousada foi bem preparada e única no período que foi alvo do estudo. Napoleão preparava-se para capturar os mais altos dignitários de Portugal e dividir o país em três. A Convenção Secreta de Outubro de 1807 entre Portugal e a Grã-Bretanha desmistifica esta controvérsia.

Para participar, responde às seguintes questões:

- Quem comandou cada um dos três exércitos enviados para Portugal por Napoleão Bonaparte?
- Qual o nome do tratado, assinado em 1807, que estabelecia a divisão de Portugal em três partes?
- Esse acordo foi assinado entre representantes de dois países. Quais?

As respostas podem ser encontradas aqui e deverão ser enviadas para literatura@dmagia.net com os teus dados pessoais (incluíndo o nick de seguidor do blogue), até ao dia 18 de Abril.

Regras do passatempo:
1) Ser seguidor do blogue.
2) Apenas participantes com moradas de Portugal.
3) Apenas uma participação por cada nome e email.
4) Participações sem menção ao nick de seguidor do blogue não serão validadas. Atenção: o que é pedido é o nick de seguidor do blogue e não do facebook.

Sem comentários: