28 de abril de 2011

Opinião - Marley & Eu

Título: Marley & Eu
Autor: John Grogan
Editora: Casa das Letras

Sinopse:
Chamavam-se John e Jenny, eram jovens, apaixonados e estavam a começar a sua vida juntos, sem grandes preocupações, até ao momento em que levaram para casa Marley, "um bola de pêlo amarelo em forma de cachorro", que, rapidamente, se transformou num labrador enorme e encorpado de 43 quilos. Era um cão como não havia outro nas redondezas: arrombava portas, esgadanhava paredes, babava-se todo por cima das visitas, roubava roupa interior feminina e abocanhava tudo a que pudesse deitar o dente. De nada lhe valeram os tranquilizantes receitados pelo veterinário, nem, tão pouco, a "escola de boas maneiras", de onde, aliás, foi expulso.
Só que Marley tinha um coração puro e a sua lealdade era incondicional. Partilhou a alegria da primeira gravidez do casal e o seu desgosto com a morte prematura do feto, esteve sempre presente no nascimento dos bebés ou quando os gritos de uma vítima de esfaqueamento ecoaram pela noite dentro. Conseguiu ainda a "proeza" de encerrar uma praia pública e arranjou um papel numa longa-metragem, através do qual se fartou de "conquistar" corações humanos.
A família Grogan aprendeu, na prática, que o amor se manifesta de muitas maneiras... e feitios.

Opinião por Sara Saraiva:
Sem duvida que recomendo este livro, principalmente aos amantes de animais, tal como eu. Pois retrata aquilo que um cão pode representar nas nossas vidas, tudo o que ele nos pode dar não só de bom mas também de mau. Faz-nos ver que os animais podem realmente ser o nosso melhor amigo, estão sempre do nosso lado em todos os momentos bons e menos bom.

Mas não o recomendo a pessoas mais sensíveis, pois como se trata de toda a vida de Marley também inclui a sua morte e o vazio que deixa na vida dos donos. A mim as últimas páginas custaram-me bastante a ler, aliás demorei vários dias a lê-las, pois para quem é muito sensível e chora com facilidade é difícil estar a ler todos os pormenores dos últimos meses de sofrimento da vida de um cão, sofrimento esse que só acaba com a injecção fatal.

Mas é um livro realmente memorável que mostra o verdadeiro valor de um ser que, para algumas pessoas, não passa de um estorvo no dia-a-dia

Sem comentários: