19 de abril de 2011

Opinião - A História de Lisey


Título: A História de Lisey
Autor: Stephen King
Editora: Bertrand

Sinopse:
Uma mulher que vive um casamento feliz com um escritor de renome, o seu mundo desaba com a sua morte. Quando arranja coragem para mexer nas coisas do marido, Lisey começa a descobrir factos perturbadores que começam a deixá-la preocupada e, começa a perceber que afinal não conhecia a pessoa com quem tinha casado.

Opinião por João Lascas:
Quanto tempo demora uma pessoa a morrer dentro de outra?
Passaram‐se dois anos desde a morte de Scott Landon. Ele era o marido de Lisey. Esta vive agora sozinha, apenas com as suas muitas recordações. Foram felizes nos seus dias de casados, Lisey sempre apoiou Scott em tudo, ele era um grande escritor de renome (mais uma vez Stephen King escreve sobre alguém que escreve). Lisey acompanhava‐o em todos os seus lançamentos, em todas as suas apresentações, era uma espécie de guia.
Apesar de dois anos passados, Lisey continua a ouvir Scott em muitos sítios, ele continua a aparecer na sua vida. Morreu, mais ainda não morreu dentro de Lisey. Parece que há alguma porta na sua morte que ainda não está completamente fechada. Depressa Lisey se apercebe disso e de que o seu papel na História é fazer com que a morte de Scott seja definitivamente encerrada.
À medida que Lisey vai percorrendo esse caminho, a sua História vai sendo contada, a sua vida em comum com Scott, os medos da protagonista e como não poderia deixar de ser, alguns segredos do passado.
Stephen King parece adorar escrever sobre escritores, mostrar os esqueletos que têm no armário, talvez seja uma maneira de agitar os seus.
Neste novo livro há de tudo um pouco: romance, drama, fantasia e terror. É sobre pessoas em particular, sobre o amor entre elas e sobre o que fazer por esse amor.
É fantástico como Stephen King se lembra de coisas que nunca lembrariam a ninguém. São estas coisas, às vezes por mais pequenas que sejam, que nos fazem ler King e, esperar que daquela sua mente criativa saia outra coisa genial, no simples gesto de virar a página.
Para os amantes de King, mas também para os amantes em geral, porque a História de Lisey é sobretudo, uma história de amor. João

Sem comentários: