CANDIDATURAS ABERTAS
PRÉMIO ZON CRIATIVIDADE EM MULTIMÉDIA 2011
PRÉMIO ZON CRIATIVIDADE EM MULTIMÉDIA 2011
A ZON lança a quarta edição do Prémio ZON Criatividade em Multimédia. As candidaturas já estão abertas em www.zon.pt/premio e terminam a 7 de Novembro.
Trata-se de um dos maiores Prémios monetários nacionais atribuídos em concursos multidisciplinares, atingindo o valor global de 200 mil euros, distribuído por três categorias: Conteúdos e Aplicações Multimédia, Animação Digital e Curtas-Metragens. O Prémio inclui ainda Bolsas de Estudo nos Estados Unidos.
Categorias
Aplicações e Conteúdos Multimédia
Interfaces para o engagement do utilizador em processos e serviços on e off-line, baseados em modelos de negócio pagos ou gratuitos, de modo integrado com o middleware multimedia; com os sistemas operativos; com as redes de distribuição; com os sistemas de segurança e com os dispositivos de consumidor (televisão, computador, telemóvel, consola de jogos) no contexto do ecossistema multimédia. Inclui as áreas do entretenimento passivo ou interactivo (Over the Top Vídeos, conteúdos suportados em narrativa digital, jogos on e offline); dos enabling services (e-Education, e-Government, e-Health); dos serviços genéricos (segurança, monitorização) e do e-Business em geral.
Animação Digital
Aplicação a obras e meios de entretenimento, educacionais, científicos ou comunicacionais, passivos ou interactivos, designadamente para aplicação em cinema, televisão, online, publicidade, vídeo-jogos e na comunicação audiovisual em geral, de técnicas resultantes da convergência entre tecnologias computacionais, computação gráfica e de animação.
Curtas-Metragens
Inclui-se na categoria curtas-metragens a obra cinematográfica de ficção, em imagem real, que expresse uma ideia concisa e contida em si própria e cuja duração não exceda 10 minutos, incluindo o tempo correspondente aos créditos.
O Prémio
Lançado em 2008, numa parceria entre a ZON Multimédia, a FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia) e o ICA (Instituto do Cinema e Audiovisual) o Prémio revelou-se um verdadeiro sucesso. No total das três edições a iniciativa contou com a participação de cerca de 500 obras a concurso. O objectivo é continuar a promover a inovação e premiar a excelência, contribuindo para o desenvolvimento das indústrias multimédia e audiovisuais e da economia digital em geral em Portugal. A ZON visa ainda distinguir trabalhos que reflictam os valores da empresa, nomeadamente, agilidade, inovação, competência, proximidade e diversidade.
O Prémio ZON é anual e está aberto à participação de indivíduos e/ou organizações em geral, mas é particularmente vocacionado para a população universitária, jovens recém-licenciados e pequenas start-ups da área multimédia e audiovisual. A iniciativa também está aberta a equipas multinacionais, sendo que pelo menos um dos elementos deverá ser português, e a instituições de ensino em parceria com alunos.
As edições anteriores do Prémio representaram um forte estímulo à produção de conteúdos com grande qualidade e constituíram um contributo ímpar na descoberta e divulgação de novos talentos. Nuno Rocha foi um deles. Com a curta-metragem 3X3 alcançou o Grande Prémio em 2008, tendo ganho, para além de 100 000 Euros, a oportunidade de lançar a sua carreira. A sua curta-metragem foi ainda exibida, em conjunto com o oscarizado “Quem quer ser Bilionário”, nas salas de cinema portuguesas, tendo sido vista por mais de 150 000 espectadores. Em 2009 a Universidade Lusófona foi a grande vencedora, com 6 trabalhos na lista de finalistas e alcançando o Grande Prémio com a curta “Romeu e Julieta – O Musical”. Em 2010 o grande Premiado foi o Jogo Under Siege, da Seed Studios, o primeiro jogo nacional para a Playstation e o único, a nível mundial, de estratégia.
Os trabalhos finalistas na categoria curtas-metragens e animação digital podem ser visualizados gratuitamente no ZON Videoclube.
Mais informação em: www.zon.pt/premio
Fonte: ZON Multimédia
1 comentário:
Não recomendo a participação neste prémio, depois dos problemas que tive.
Avaliaram o meu projecto de 2010 (categoria aplicações) no último dia e, sem terem lido o manual de instruções (que era requerido segundo o regulamento), telefonaram a dizer que estavam com dificuldades a por a aplicação a funcionar. Pediram que a minha equipa se deslocasse a Lisboa, nesse mesmo dia para ajudar na instalação. Como somos do Porto e temos os nossos afazeres, obviamente ter disponibilidade tão repentina era muito improvável, pelo que tentamos resolver os problemas através de telefone.
Disseram que nos ligariam no dia seguinte, mas nesse mesmo dia lançaram a lista de finalistas.
Após diversos contactos telefónicos nos dias seguintes, foi nos prometida uma avaliação ao projecto que nunca foi realizada.
Acabamos por enviar uma reclamação para o e-mail do prémio. Como resposta à reclamação, recebi um telefonema de Rodrigo Costa (líder do júri do concurso) que falou num nível de linguagem menos próprio com expressões do tipo "Fiquei fodido com o vosso e-mail" ou "Vocês fizeram uma merda do caralho". Nesse mesmo telefonema disse "vocês acham mesmo que tinham hipótese de ganhar o prémio com projectos como o Under Siege?", anunciando assim previamente o vencedor da categoria de aplicações. Para um concurso que supostamente é indicado para a comunidade académica, o vencedor era um projecto de uma empresa que já está a ser feito há alguns anos, que já tinha a vitória na mão desde Novembro (resultados saíram em Janeiro).
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