17 de março de 2011

Opinião - Dentro da Baleia

Título: Dentro da Baleia
Autor: Jennie Rooney
Editora: Bertrand

Sinopse:

Stevie, que ficou viúva recentemente, sabe que tem de contar a verdade à família, mas o passado é complicado e difícil de desenredar.
Michael deixou o seu diário esquecido numa caixa de sapatos, à espera da sua partida iminente para o hospital. Nunca teve jeito para pôr os acontecimentos em palavras, sente-se mais à vontade com os estalidos do código Morse. Contudo Anna, uma jovem auxiliar de acção médica, tem a paciência e a ternura para o convencer a contar a sua história.
E assim começa.
Comovente e de leitura compulsiva, esta é a história inesquecível de Stevie e Michael, amantes vulgares, separados pelos acontecimentos invulgares da guerra.

Opinião por Fabiana Correia:
Este livro conta a história da vida de duas pessoas idosas, Michael e Stevie, e como a segunda grande Guerra afectou as suas vidas.
Narrado em capítulos alternados onde Stevie e Michael contam as suas vidas, descobrimos que estes eram amantes até Michael ser destacado para a Guerra e deixar sozinha a sua namorada, na altura grávida da sua filha. No presente ele encontra-se num hospital, sem capacidade de falar, comunicando com uma enfermeira apenas através de escrita onde conta como ambos se apaixonaram e como a separação mudou a sua vida. Em paralelo, descobrimos Stevie, viúva de um casamento com um outro homem, na sua casa com a sua filha Emily e neta Anna. Estas desconhecem por completo a história de Michael e que Emily é na verdade filha de dele. Sabemos que Michael consegue encontrar Stevie algum tempo após ter voltado da Guerra, mas esta rejeitou-o, não o deixando ter qualquer contacto com a sua filha. Isto leva-o a passar o resto da sua vida e a observá-las e tomar conta delas sem estas saberem.
No final ele morre no hospital deixando a sua caixa com alguns objectos da sua vida, a sua caixa de memórias, à sua filha na esperança que ela um dia venha a saber a verdade sobre as suas origens.
Rooney escreveu uma obra tocante de quebrar o coração, mas também com algum humor gentil. Com personagens gentis e uma história acreditável e bastante agradável é claramente indicado para amantes de romances.

Sem comentários: