2 de fevereiro de 2011

Opinião - Os Cadernos de Dom Rigoberto


Título: Os Cadernos de Dom Rigoberto
Autor: Mario Vargas Llosa
Editora: Dom Quixote

Sinopse:
Dom Rigoberto, embora seja um homem discreto, leva uma vida dupla. De dia, comporta-se como um senhor respeitável e de hábitos metódicos. À noite, aproveita as madrugadas insones para registrar fantasias amorosas em seus cadernos. Neles, sua ex-mulher, a voluptuosa Lucrecia, ocupa sempre o espaço da personagem principal. Por trás da aparência austera de corretor de seguros, esconde uma obsessão pelas mais loucas fantasias sexuais. Embora tenha passado anos de completa felicidade com Lucrecia - uma mulher sensual que amava atender seus desejos -, Rigoberto interrompeu bruscamente o idílio em que viviam quando descobriu que ela e Fonchito - filho de seu primeiro casamento - mantinham um tórrido caso amoroso. Assim, viu-se obrigado a expulsá-la de casa. O que Dom Rigoberto não sabe é que foi o filho quem seduziu a madrasta, num plano maquiavélico para afastá-la de suas vidas.

Opinião por Andreia da Silva:
Tinha este livro na estante há algum tempo quando autor ganhou o Prémio Nobel da Literatura. Foi quando pensei que seria uma leitora incompleta se não experimentasse ler este autor, ainda para mais com ele ali tão perto.

Quanto à história, digamos que é no mínimo original. A organização do livro ajuda o leitor a perceber melhor o enredo. E este enredo, bem este enredo é divertido, apesar da bolinha vermelha de algumas páginas. Não é pesado, é fluido, os capítulos vêm uns atrás dos outros e o final chega. E o final é esperado, pronto.

Sem comentários: