5 de fevereiro de 2011

Opinião - As rãs que pensavam que eram peixes


Título: As rãs que pensavam que eram peixes
Autor: Cristiano Ghibaudo
Editora: Gestão Plus

Sinopse:
No Charco Tranquilo, tudo é… tranquilo, mas Lara é uma rã em busca de sentido e decide não se limitar, como as outras rãs, a uma vida acomodada. Parte à aventura e descobre que o talento e os sonhos andam de mão em mão.
Clima óptimo, comida abundante, ausência de predadores famintos: o Charco Tranquilo parece ser o sítio ideal para uma rã viver. As rãs deste charco vivem tão bem que chegaram ao ponto de acreditar que são peixes! Mas a jovem Lara não se deixa convencer pela filosofia de «gozar e deixar andar» que prevalece no charco; uma inquietação interior leva-a a questionar o próprio sentido da vida. Decide então fazer algo inédito: abandonar o charco e partir à descoberta do mundo. Assim, inicia uma viagem que a levará ao encontro de amigos, obstáculos, aliados e também inimigos; descobre coisas novas, comete erros e, sobretudo, aprende - a dar saltos cada vez maiores, a ultrapassar as fronteiras das suas limitações e a não renunciar aos sonhos, aconteça o que acontecer.

Opinião por João Marcelo:
Os livros de desenvolvimento pessoal têm sido aqueles cuja venda mais tem subido em Portugal nos últimos anos e o livro "As rãs que pensavam que eram peixes" vai, de certeza, contribuir para esta tendência.

Com uma linguagem muito simples, uma história leve e personagens engraçadas, Cristiano Ghibaudo (o autor) apresenta-nos uma fábula cheia de humor, ironia e boa disposição para falar de assuntos bem sérios, como mudança, motivação, partilha, confiança e, talvez o mais importante, o caminho para o sucesso. "Menos" do que um livro, "As rãs que pensavam que eram peixes" é um verdadeiro manual de consulta rápida (não demorei mais de 3 horas a lê-lo... e eu leio muito devagar!) que todos devíamos ler e reler várias vezes ao longo da vida.

Em suma, uma fábula divertida, deliciosamente ligeira, muito rápida e fácil de ler, que trata assuntos bem pesados e profundos.

Destaque ainda para as extraordinárias ilustrações de Elisabetta Stoinich, que acompanham e completam de forma primorosa todos os episódios do livro.

Sem comentários: