4 de janeiro de 2011

Opinião - O Novo Membro


Título: O Novo Membro
Autor: Bruno Franco
Editora: Corpos Editora

Sinopse:
Nos arredores de Almada dava-se o primeiro passo para uma terrível e surpreendente fase em Portugal. Alex, uma pessoa bastante peculiar, desejava ardentemente ingressar numa determinada e também ela peculiar sociedade secreta, que estava ainda em crescimento, mas que tinha grandes ambições e potencialidades. O líder, Ferro, impôs uma condição: Alex teria de passar por uma missão muito perigosa e sangrenta, para provar a sua lealdade, coragem, inteligência e determinação. Era uma missão assustadoramente bem organizada, e eles sabiam que nem o aclamado detective Rodrigo Tavares seria capaz de os apanhar.
Durante a investigação, Rodrigo Tavares depara-se com um número escrito com impiedosas facadas numa das vítimas que o transporta para algo bem mais perigoso e grandioso do que à partida se supunha.

Opinião por Liliana Martins:
A história de Alex, que desejava ardentemente ingressar numa sociedade secreta, e para isso teria de cumprir uma missão terrível; e de Rodrigo Tavares o agente policial que tenta encontrar o autor de crimes horríveis com a ajuda de Fábio, e também 2 corajosos agentes da PSP: Horta e Fonseca.

O livro é de leitura muito fácil, e rapidamente nos envolvemos na acção policial, juntamente com Rodrigo Tavares a ver se ele descobre o assassino e o motivos dos assassinatos que ocorrem. Gosto muito deste tipo de histórias em que a análise criminal também é importante ou mesmo essencial para o resultado da investigação.
O facto de explicar cuidadosamente a questão da origem do racismo, revela pesquisa e uma especial atenção para que o leitor entenda a incongruência de se ser racista baseando-se apenas na cor da pele. (Um pequeno aparte: É uma questão sensível e sinceramente lamentável nos dias actuais ainda haver racismo e crimes baseados nisso.)
Achei inteligente enfatizar a parte sobre protecção dos recursos naturais, e da importância de não os esgotar, no ponto em que foi feita.
Penso que havia um bocadinho de parte emocional a mais mas isso faz claramente parte do meu gosto pessoal em que acho que os heróis devem ser mais duros e só mostrar o lado sensível quando é essencial, mas gostei bastante das partes mais humoradas da história.
Apreciei também a pequena reviravolta perto do final que dá um novo fôlego à leitura, realmente tinha sido tudo tão fácil que deu para suspeitar logo que algo estava errado mas descobrir o quê foi interessante e mesmo no final indica claramente que haverá um segundo o que nos deixa inevitavelmente curiosos para saber o que mais virá por aí com este agente e o seu jovem mas leal companheiro Fábio.

Para primeiro livro deste autor português achei que até estava muito bom está sem dúvida no caminho certo...

3 comentários:

Bruno Franco disse...

Fico contente por teres gostado, Liliana =D
Como te disse na página do livro no FB, se gostaste do primeiro, então sei que vais adorar o próximo! Está num nível bem superior :)

Ricardo Fonseca disse...

Sim sra...
Estás a ir por um bom caminho... Falta apenas mostrares mais trabalho...
Sei que em breve estará disponível para todos nós :)
Cá esperamos.
Força! :D

Bruno Franco disse...

Obrigado ricardo ;)

Sim, o próximo livro está para breve :) Embora ainda falte uns bons meses para ficar pronto!

Obrigado pelo apoio =D

Abraço