4 de dezembro de 2010

Opinião - Um dia

Título: Um dia
Autor: David Nicholls
Editora: Civilização

Sinopse:
“Podemos viver toda uma vida sem nos apercebermos de que aquilo que procuramos está mesmo à nossa frente.
15 de Julho de 1988. Emma e Dexter conhecem-se na noite em que acabam o curso. No dia seguinte, terão de seguir caminhos diferentes. Onde estarão daqui a um ano? E no ano depois desse? E em todos os anos que se seguirão? Vinte anos, duas pessoas, um DIA.”

Opinião por Inês Torres:

Tinha criado imensas expectativas em relação a este livro, ao ler as críticas sobre ele! Contudo, foi um livro que me dividiu!
A determinada altura achei-o demasiado enfadonho, e sem grandes desenvolvimentos, mas passada essa fase, simplesmente adorei!
Mostra-nos que o amor pode nem sempre ser fácil, mas é sempre possível, e mostra-nos ainda que por vezes, temos à nossa frente aquilo que procuramos e não nos damos conta disso!
É o que se passa com Emma e Dexter! Conhecem-se há vinte anos, mantêm uma forte relação de amizade, com altos e baixos, como qualquer relação seja de que natureza for, e, no final, descobrem que sempre se amaram!É difícil encontrar personagens tão bem construídas como estas!
Emma é uma mulher linda mas de início bastante insegura! Acompanhamos o seu crescimento ao longo da história, e conseguimos chorar com as suas falhas e alegrar-nos com as suas vitórias! Passa por fases complicadas na sua vida, mas tudo isso a faz crescer e lutar por um futuro melhor! Torna-se uma mulher lutadora e cujo talento para a escrita é reconhecido por todos!
Por outro lado, Dexter é o menino mimado com uma família rica! Não tem de lutar por nada do que quer, e isso faz com que não dê o devido valor às coisas. Por este motivo, comete imensos erros, desperdiça imensas oportunidades fantásticas na sua vida, mas só assim aprende a valorizar o que realmente importa, e só aí chega à conclusão que Emma é tudo o que ele sempre quis!
Neste livro acompanhamos o evoluir da sua amizade para um grande e forte amor! Ou será que sempre foi amor apenas disfarçado de amizade? Ou será ainda, que sempre foi amor, e que apesar de nunca ter estado disfarçado, eram apenas Emma e Dexter que não o queriam ver? Estas questões podem ser respondidas apenas por quem ler o livro!
Do ponto de vista cultural está bastante bem escrito pois mostra uma evolução de 20 anos! Mostra claramente a evolução tecnológica que se fez sentir no período da história, pois começa com as personagens principais a corresponder-se por carta, passando pela invenção do telemóvel, e terminando com os modernos computadores portáteis, onde Emma escreve os seus livros!
A escrita é bastante simples e fácil de acompanhar, e a mensagem é bastante actual: o amor consegue vencer todas as barreiras, e por vezes o que procuramos está mesmo à nossa frente! Faz-nos reflectir sobre os nossos objectivos de vida, e sobre o que realmente queremos para nós, bem como o que somos ou não capazes de fazer para atingir as nossas metas!!!
Uma história bem real, de erros, vícios, dificuldades financeiras, solidão, amizade, e acima de tudo, um belo amor!

Sem comentários: