16 de dezembro de 2010

Opinião - Sob o olhar do amor


Título: Sob o olhar do amor
Autor: Janine Boissard
Editora:Quidnovi

Sinopse:
Se ela fosse bonita… Se ele não fosse cego… Mas Laura não é bonita e Claudio é cego.
Ele é uma celebridade, ela é a sua guia. E, sem qualquer esperança, Laura vai apaixonar-se pelo grande tenor admirado no mundo inteiro. Porque a voz dele, entre desespero e cinismo, canta-lhe a beleza de um mundo que ele já não consegue ver, porque só ela consegue adivinhá-lo, porque ela o ama com o único verdadeiro amor: aquele que não espera nada em troca.
Uma noite, sem pensar, ele promete-lhe a lua, mas ela é que quer oferecer-lha: convencê-lo a submeter-se a uma operação que sempre recusou fazer e que tem cinquenta por cento de hipóteses de lhe devolver a visão e um grande sonho – interpretar no palco o papel de Alfredo, na ópera La Traviata. Com a plena certeza de que no dia em que puder olhá-la Claudio deixará de precisar dela, Laura está pronta para sacrificar o seu amor, por amor. Mas irá Claudio aceitar essa decisão?
Uma grande e bela história de amor escrita por Janine Boissard, uma das romancistas francesas mais apreciadas pelo grande público.

Opinião por Célia Ferro:
Normalmente qualquer critica que possa fazer sobre os muitos livros que leio começa por explorar o cenário, as personagens e a intriga, mas quando penso neste livro, a única palavra que aparece na minha mente é delicioso.

A história do livro passa-se em França e, apesar de aparecerem vários cenários franceses, a autora explora-os muito pouco, focando-se apenas em Paris e na Normandia. Não é um livro muito descritivo, daqueles que nos permita viajar, mas consegue dizer-nos o suficiente sobre cada local para o conseguirmos visualizar.

A primeira vista pode parecer que é a típica história do menino bonito e da menina «menos bonita», mas de típica esta história não tem nada.

Laura, uma menina «bonitinha», cresce ao lado da irmã «bela» e desde cedo tem consciência que nunca triunfará devido à sua beleza, escolhendo assim o caminho alternativo e adequado a si... o caminho dos estudos. Laura sai da pequena aldeia onde viveu ,para estudar e trabalhar, tornando-se numa acessora de imprensa. Não podemos dizer que é um acessora de imprensa de sucesso, uma vez que a componente fisica, também aqui pode ser um entrave para ter determinados clientes.

Por outro lado temos Claudio um cantor lirico bem sucedido, famoso, rico, lindo, mulherengo e cego. O cantor sofreu um assalto há 3 anos atrás e ficou cego quando um dos assaltantes lançou um ácido sobre os seus olhos. Existe uma pequena hipótese para este voltar a ver, mas isso significa submeter-se a uma operação delicada, que não tem 100% de garantia que possa resultar. Por esse motivo, Claudio recusa-se a fazê-la, uma vez que, apesar de não poder ver, consegue ter noção de alguma claridade e teme perder o pouco que tem.

Com tudo o que passou, Claudio sustenta um lado negro muito forte e usa como escape todas as mulheres bonitas que tem à mão, em especial um cantora, também ela famosa e bela chamada Hélène . Este «pequeno» problema de Claudio faz com que a última assistente se vá embora. Nesse momento o seu agente e grande amigo David, decide contratar uma acessora de impressa, que não encaixa nos parâmetros de escolha de Claudio.

A competência e o carinho de Laura por Claudio irão transformar a vida de ambos e a partir daqui tudo é possível, até mesmo a operação de Claudio, que levanta a maior intriga da história: se ele voltar a ver saberá que ela não é uma das suas beldades e deixará também de precisar de uma assistente, uma vez que já consegue ver.

O livro está dividido em três partes, a primeira é relatada pela Laura, a segunda pelo Claudio e a última por ambos, o que nos permite conhecer melhor cada uma das personagens.

Gostaria de acrescentar mais detalhes no meu comentário, mas isso arruinaria a leitura do livro, por parte de quem ainda não o leu... e acreditem vai tornar-se numa leitura compulsiva. Li este livro de um dia para o outro.

Sem comentários: