16 de dezembro de 2010

Opinião - Os três casamentos de Camilla S.


Título: Os três casamentos de Camilla S.
Autor: Rosa Lobato Faria
Editora: Edições Asa

Sinopse:
Este livro de Rosa Lobato de Faria é uma história alucinante sobre a vida de Camilla S., uma autobiografia que a própria decide escrever aos 90 anos. Nesta idade, Camilla S. revê-se ao longo da sua vida e analisa a existência enquanto mulher. Mulher que amou. E se casou 3 vezes. Por obrigação, desejo ou amizade. Tendo a história do nosso país como contexto, ela descreve-nos as suas vivências e paixões. E vemos a jovem Camilla, ainda cheia de sonhos e de esperanças em relação ao amor, casar-se com um homem bastante mais velho, apenas por uma questão social. E sofrer por esse casamento sem amor, mas ao mesmo tempo, aprender e crescer com a vida.
Depois casa-se com um homem e aprende o amor na cama, o puro desejo. E, por fim, o amor da terceira idade, sereno e tranquilo, banhado pela doce amizade e cumplicidade. E sempre transversal aos 3 casamentos, o seu mais verdadeiro e inconcretizável amor.
Uma história maravilhosa, contada sempre com poesia na voz.

Opinião por Andreia Silva:
Todas as nossas vidas davam um diário, que ficasse guardado e mais tarde desse um livro. Mas uma vida como a de Camilla S., dava para mais do que um diário! Sinto, por isso, que o que ela escreveu é só uma pequena parte do que viveu, que só nos levanta o véu até ao grau que nos permitisse ver a face, mas não a cabeça toda. Rosa Lobato Faria apresenta-nos Camilla, uma mulher destinada ao S, de uma beleza inigualável e uma alma apaixonada. E apaixonada desde a meninice até àvelhice. Uma vida sofrida, mas com um final feliz.

Sem comentários: