28 de novembro de 2010

Opinião - O Dardo de Kushiel

Título: O Dardo de Kushiel
Autor: Jacqueline Carey
Editora: Saída de Emergência

Sinopse:
TERRE D'ANGE é um lugar de beleza sem igual. Diz-se que os anjos deram com a terra e a acharam boa... e que a raça resultante do amor entre anjos e humanos se rege por uma simples regra: ama à tua vontade. Phèdre é uma jovem nascida com uma marca escarlate no olho esquerdo. Vendida para a servidão em criança, é comprada por Delaunay, um fidalgo com uma missão muito especial... Foi, também ele, o primeiro a reconhece-la como a eleita de Kushiel, para toda a vida experimentar a dor e o prazer como uma coisa só. Phèdre é adestrada nas artes palacianas e de alcova, mas, acima de tudo, na habilidade de observar, recordar e analisar. Espia talentosa e cortesã irresistível, Phèdre tropeça numa trama que ameaça os próprios alicerces da sua pátria. A traição põe-na no caminho; o amor e a honra instigam-na a ir mais longe. Mas a crueldade do destino vai levá-la ao limite do desespero... e para além dele. Amiga odiosa, inimiga amorosa, assassina bem-amada; todas elas podem usar a mesma máscara reluzente neste mundo, e Phèdre apenas terá uma oportunidade de salvar tudo o que lhe é mais querido..

Opinião por Mariana Malhão:
Que posso eu dizer de uma leitura tão única e arrebatadora?
Devo concluir, sem qualquer dúvida, que esta foi a leitura que mais me surpreendeu este ano.
Desconhecia totalmente esta autora, e sempre achei que a capa, de todo, não cativava a minha atenção (a capa actual faz mais jus à obra em questão).
Com uma escrita arrojada e extremamente viciante, Jacqueline Carey leva-nos a um mundo de fantasia poderoso e totalmente apaixonante.
Desengane-se quem ache que é uma leitura fácil, porque não o é. Mas isso é o que torna esta obra muito mais rica...
Esta história exige do leitor uma atenção redobrada, como forma de conseguir desfrutar da qualidade que a envolve e dos acontecimentos que a constituem como intensa.
Logo nas primeiras páginas somos presenteados com um precioso mapa de personagens, que se torna essencial, quer no início, quer ao longo da leitura, pois, por vezes, é difícil acompanhar tantos nomes ilustres e respectivas hierarquias.
Adorei a personagem Phèdre, que nos conta a sua história na primeira pessoa, através de uma descrição minuciosa e uma linguagem "assaz" bonita!
Para além da personalidade forte de Phèdre (tão bem conseguida), também todos os outros personagens foram engenhosamente conseguidos, fazendo-me condecorar esta obra como qualquer coisa de sublime.
Adorei… É impossível não desejar ter a continuação desta obra, que a Saída de Emergência já publicou.
Recomendo aos amantes do fantástico e àqueles que desejam desfrutar de uma obra tão ilustre.

Sem comentários: