9 de novembro de 2010

Opinião - O Ano do Nevoeiro


Título: O Ano do Nevoeiro
Autor: Michelle Richmond
Editora: Editorial Presença

Sinopse:
Uma mulher e uma criança passeiam na praia, numa fria manhã de Verão. O nevoeiro é tão denso que a visibilidade não ultrapassa alguns metros. A criança, irrequieta, solta-se por momentos da mão da mulher e não volta a ser vista. Fazem-se repetidas buscas, mas decorrem dias, semanas, meses e não se encontra rasto da menina desaparecida. Uma história pungente, escrita da perspectiva de uma mulher que, por uma desatenção de segundos, se torna responsável pelo desaparecimento da filha do homem que ama.

Opinião por Carla Cruz:
Numa manhã fria de Verão, em São Francisco, Abby e Emma passeiam na praia. O denso nevoeiro que se faz sentir tolda a visão e numa fracção de segundos Emma, uma menina de seis anos, larga a mão de Abby e desaparece.É este o ponto de partida de uma história pautada pela incessante busca daquela criança, filha do namorado de Abby, e no impacto que este acontecimento terá nas suas vidas.
Este livro prende-nos desde as primeiras linhas. Conta-nos, pela voz de Abby, como um acontecimento pode marcar e mudar a nossa vida (e de quem nos rodeia) para sempre, pois a partir de então nada voltará a ser como era.
Põe a descoberto, como um murro no estômago, a (sobre)vivência de famílias cujo mundo desabou com o desaparecimento de uma criança. É como que se, de repente, o tempo do relógio parasse e nada mais existisse à volta. Os compromissos são postos de lado, os problemas são relativizados e reduzidos a pó, pois a única coisa que interessa é saber o que aconteceu a Emma, onde está ela.
Nesta perseverante busca, Abby perscruta a pente fino a sua memória em busca de alguma imagem, um ínfimo detalhe que possa ajudar a desvendar o que aconteceu a Emma.
Cada linha retrata habilmente os sentimentos de culpa, a angústia da perda, da incerteza e da incessante e perseverante busca de Abby, uma vez que ela jamais se rende às evidências, mesmo quando todos os outros já desistiram, e não deixa de acreditar que pode encontrar a pequena Emma.
Um livro inquietante, que não nos deixa indiferentes a este tema.
Michelle Richmond tem uma notável capacidade de descrição, apresenta-nos personagens de uma intensa profundidade, sendo-nos impossível não sentir uma imensa empatia por elas, despertando-nos igualmente todas as outras emoções que vão sendo experienciadas.
Desconhecia esta autora, mas fiquei completamente rendida à sua escrita.
Excelente!

Sem comentários: