9 de novembro de 2010

Opinião - A Lua de Joana


Título: A Lua de Joana
Autor: Teresa Gonzalez
Editora: Verbo

Sinopse:
Este livro conta a história de uma rapariga chamada Joana que perdeu a sua melhor amiga Marta que morreu de overdose. É uma espécie de diário (apesar de não o ser) porque Joana escreve cartas para uma amiga que já morreu. Conta-lhe todos os acontecimentos do seu dia-a-dia. É interessante ver o desenrolar da vida desta personagem, como ela se transforma ao longo dos dias e dos anos. Apesar de tudo, este livro mostra-nos a realidade dos dias de hoje: o grande flagelo que a droga é para todos – para a família, para os amigos e para a própria pessoa que comete esse erro. Joana é também uma excelente aluna, reconhecida por todos e acarinhada pelos professores e amigos, mas a sua melhor amiga já não faz parte da escola, já não faz parte, da turma, já nem partilha a sua mesa nas salas de aula. No decorrer desta história Joana tenta agir com normalidade apoiando-se sempre na sua avó, sendo esta sua única conselheira. Este livro age também como alerta aos pais desatentos. Ora, os de Joana sentiam nela uma pessoa adulta responsável, logo pensavam que não tinham que se preocupar com ela, digamos que também não eram propriamente presentes. O seu pai é um médico prestigiado, passa a vida fora em reuniões, visitas ao domicílio e raramente está presente no seu dia-a-dia ou em casa; já a sua mãe é dona de um pronto-a-vestir, preocupadíssima com seu outro filho, irmão de Joana, cuja relação era um tanto ou quanto critica. Joana chamava-o de “Pré-histórico”, pelos trajes e visual que habitualmente usava, pela decoração do quarto, que estava sempre num caos. Há um pormenor que não pode esquecer-se - no meio do quarto de Joana há uma lua suspensa do tecto por uma corrente, um baloiço imaginado construído só para Joana. Quando ela quer pensar, coloca o baloiço em posição de quarto crescente, e quando está triste roda-o para quarto minguante e ali se senta até que a tristeza lhe passe.

Opinião por Tânia Rodrigues:
Foi praticamente o primeiro livro que li realmente a sério e graças a ele descobri o prazer da leitura.
Adorei a sua história dado que na altura tinha quase a mesma idade que a protagonista..além disso, a escrita não podia ser mais adequada para os adolescentes.
O livro é bastante envolvente e quando nos damos conta...quase que estamos na própria história a acompanhar o crescimento de Joana.
Apercebemo-nos da verdadeira realidade da droga nos adolescentes. De como é fácil entrarmos nesse mundo e como é capaz de arrastar alguém de quem amamos para a escuridão e para o desalento...para no fim apagar a sua existência.
Dá para sentir a mesma solidão quando vemos que pessoas que nos são tão próximas, como família e amigos, afinal estão mais distantes de nós, sem eles se aperceberem. E neste caso, quando tomam consciência, é tarde...demasiado tarde.
Lembro-me de que quando cheguei ao fim dei um longo suspiro, pela emoção e pelo sentimento que o livro me tinha causado...E que cresci interiormente por entre aquelas páginas desfolhadas.

4 comentários:

Anónimo disse...

Este livro é fantastico, pois com ele chorei, mas tambem vi o meu problema ser abordado e aconselho toda a gente a le-lo é fantastico.
Vou deixar outro conselho a todos os jovens, eu á um ano tive um problema com a droga e tive de fazer um desentoxicaçao, nao morri por uma grande sorte e quando estava no hospital ofereceram-me este livro e eu adorei.

Anónimo disse...

este livro é fascinante eu ameiiii deu pra chorar pra rir mas fez me crescer... amei o livro

Anónimo disse...

Ela morreu no final????

Anónimo disse...

Durante a leitura deste livro apercebi-me do quanto é importante ter uns pais persentes e sobretudo uma melhor amiga... Eu sou uma alulexente de 14 anos, e foi a minha melhor amiga que me emprestou o livro... Ela sabe que já andei com gente um pouco duvidosa.. Amei o livro alertou-me para bastantes perigos e a dor que podemos causar aos que nos rodeiao ��