23 de novembro de 2010

Opinião - A Guardiã do Dragão

Título: A Guardiã do Dragão
Autor: Carole Wilkinson
Editora: Círculo de Leitores

Sinopse:
O velho dragão Danzi guarda um segredo. Escravizado por um mesquinho senhor, escapa com a ajuda da pequena Ping. Também ela sabe o que é viver em servidão. Ao ajudar Danzi sabe que não pode voltar atrás. Percorrem então toda a China antiga em busca de paz. Pelo caminho vivem aventuras, fazem amigos e lutam contra os enviados do mal. Aos poucos a pequena Ting desenvolve poderes mágicos que desconhecia possuir. O velho dragão sempre acreditara nela, por isso deixa à sua guarda uma misteriosa pedra cor de púrpura... Que poderes guarda essa pedra? E qual o destino dos dragões? Uma história: mágica, divertida, sábia! A perfeita medida de uma obra que encantará crianças e adultos. «Uma história de incrível beleza, com uma deliciosa mistura de fantasia e História. Os primeiros livros de Wilkinson eram bons, mas este, por hora o mais longo, é simplesmente brilhante.»
Aussie Reviews

China, ano 141 a.C.
Ping é uma menina escrava ao serviço de um temível caçador. Ela sabe como ele consegue ser cruel. Ao ver a forma como trata o velho dragão Danzi, decide salvá-lo. A fuga pode custar-lhes a vida, mas Ping, sempre tão insegura e receosa, toma-se de coragem.

Numa fabulosa viagem que nos leva aos quatro cantos da China durante a dinastia Han, a autora faz-nos sentir os cheiros, sabores e ver as paisagens de um tempo há muito esquecido. Um tempo de dragões, pedras mágicas e heróis. Desta feita o herói é, na verdade, uma menina. É isso mesmo, a heroína aqui é Ping que, maltratada desde a infância, pouco acreditando no seu futuro, acabará por descobrir uma força em si que desconhecia. O sábio dragão Danzi deixa ao seu cuidado uma pedra mágica. Porque a entrega ao seu cuidado? O que vê naquela menina? Que poderes guarda Ping?

Opinião por Vítor Caixeiro:
Lembro-me de estar sentado na minha cama, com este livro nas mãos, ansioso por saber o seu desfecho. Lembro-me como se fosse hoje, embora já o tenha lido há três anos. Atrevo-me a dizer que foi um dos livros que mais me marcou em todos os aspectos, desde o excelente conteúdo até à moralidade nele presente. Atraiu-me, na verdade, por ser um livro sobre dragões, uma vez que o fantástico é o meu género literário de eleição. A história localiza-se na China Antiga e no seu vasto império. Vários conceitos e ideologias que desconhecia são apresentados neste livro. Em cada capítulo existem mistérios que queremos desvendar, tornando assim a nossa curiosidade cada vez maior. As personagens são poucas, o que favorece o conhecimento das mesmas e um desenvolvimento aprofundado do enredo. É narrado na terceira pessoa, tendo por vezes a opinião particular da autora e a sua visão dos acontecimentos. Está escrito num estilo simples, que proporciona uma leitura agradável e de fácil compreensão. Surpreendeu-me por ser um magnífico modo de distracção, mas também por ter aprendido bastantes coisas com estas duzentas e noventa e sete páginas. Há continuação, para além deste "A Guardião do Dragão", que se intitula "O Jardim do Dragão Púrpura". Ambos são livros recomendados para crianças, mas a meu ver estão inclinados para um público um pouco mais maduro, pois a história reflecte sobre um assunto que é mais delicado do que aparenta ser. Ainda assim, é uma leitura cheia de acção que nos faz sentir a adrenalina nas veias!

1 comentário:

Anónimo disse...

Uma pergunta, ambos os livros que referiu têm algo em comum? São a continuação do tema abordado num deles? Apesar de serem da mesma autora, pensava que eram livros individuais, que não tivessem continuação... Obrigada