24 de outubro de 2010

Passatempo "Memória das Estrelas sem Brilho"

A D'Magia tem para oferecer 4 exemplares de "Memória das Estrelas sem Brilho" de José Leon Machado.

Sobre o livro:
Na Memória das Estrelas sem Brilho, conta-se a história de um estudante universitário que é obrigado a interromper o curso para comandar um grupo de expedicionários que o governo português em 1917 enviou para as trincheiras da Flandres. A sua trajectória e a dos homens que comanda, nas pequenas e grandes misérias de que foram vítimas e na ligação ao que deixaram e ao que perderam, resulta num retrato emocionante e autêntico de um dos períodos mais conturbados da sociedade portuguesa.

Romance de guerra, mas também romance de amor, Memória das Estrelas sem Brilho relata a tão inútil quanto obstinada busca da paz e da felicidade através de um caminho de escombros e flores cortadas, capacho do tempo e dos seus caprichos.

Afirma o crítico Milton Azevedo que, «além de seu valor literário como narrativa de ficção propriamente dita, constatável à primeira leitura, o romance tem grande interesse como retrato da sociedade portuguesa, que forma o background da narrativa. O narrador, homem de seu tempo (ou tempos) e classe social, tem uma visão tão nítida da sua sociedade quanto é possível esperar de alguém que nunca pôde sair dela para observá-la de fora. É, portanto, uma visão naïve, informada apenas por elementos colhidos dentro daquela sociedade. Mas é uma visão arguta, porque o narrador é um indivíduo inteligente e lúcido. E complementada, é claro, pela visão, indirectamente transmitida ao leitor, do Rato, que é um verdadeiro co-protagonista (e não apenas um sidekick) - um pouco, mutatis mudantis


Para se habilitar a ser um dos vencedores basta responder às questões colocadas sobre o livro e o autor. As respostas poderão ser encontradas aqui e na entrevista dada pelo autor.

1 - Na "Memória das Estrelas sem Brilho" conta-se a história de quem?
2 - Em que data enviou o governo um grupo de expedicionários as trincheiras da Flandres?
3 - Com que idade começou o autor a escrever?
4 - Qual a citação preferida do autor?


As respostas deverão ser enviadas para literatura@dmagia.net, juntamente com os seus dados pessoais, até ao dia 30 de Outubro.


Regras do passatempo:
1) Ser seguidor do blog.
2) Apenas participantes com moradas de Portugal.
3) Apenas uma participação por cada nome e email.
4) Os portes de envio são por conta dos vencedores (com a possibilidade de entrega em mãos nas zonas de Lisboa e Sintra).

Sem comentários: