8 de outubro de 2010

Nobel da Literatura atribuído a Mario Vargas Llosa



O Prémio Nobel da Literatura 2010 foi atribuído ao escritor peruano Mário Vargas Llosa, anunciou esta quinta-feira a Academia Sueca em Estocolmo.

Segundo a academia sueca, através de um comunicado, Llosa recebeu o Nobel devido «a sua cartografia das estruturas de poder e pelas suas imagens mordazes da resistência, revolta e derrota dos indivíduos».

O peruano sucede à escritora alemã de origem romena Herta Müller, recebendo um cheque de cerca de um milhão de euros.

Os livros de Mario Vargas Llosa receberam inúmeras distinções, tais como «A Cidade os Cães» (Prémio Biblioteca Breve, 1962; Prémio da Crítica Espanhola, 1963), «A Casa Verde» (Prémio Nacional do Romance do Peru, Prémio da Crítica Espanhola, Prémio Rómulo Gallegos, 1963), «A Guerra do Fim do Mundo» (1981; Prémio Ritz-Hemingway - 1985) e «Lituma nos Andes» (Prémio Planeta, 1993). Já o escritor foi galardoado com muitos dos mais destacados prémios literários internacionais, entre eles o Prémio PEN/Nabokov, o Prémio Cervantes, o Prémio Príncipe das Astúrias, o Prémio Grinzane Cavour e o Prémio da Paz de Autores da Alemanha.

O autor de «Conversa n´A Catedral», considerado a sua obra-prima e um dos livros de sempre da América Latina e mundial, tem quase a totalidade da sua obra editada entre nós, principalmente pela Dom Quixote.

Fonte: Diário Digital

Sem comentários: