17 de julho de 2016

Nascente | O Monge Urbano – Pedram Shojai


Já alguma vez se sentiu culpado por faltar ao ginásio? Já alguma vez se sentiu culpado por faltar a uma aula de ioga? Aprendeu a meditar mas acabou por desistir? Arrepende‑se de não passar tempo suficiente com os seus filhos, com o seu marido ou a sua mulher, com os amigos ou com os seus pais, que estão a envelhecer? Tem uma pilha de livros na mesinha de cabeceira para a qual olha todas as noites, perguntando‑se quando lhes pegará? Já lhe aconteceu regressar de umas férias a sentir‑se esgotado e menos preparado para enfrentar a vida do que antes de partir? Sente‑se stressado, cansado ou simplesmente aborrecido com a rotina em que vive? Bem‑vindo ao mundo moderno.

Sinopse
Cada um dos dez capítulos de O Monge Urbano (Nascente l 304 pp l 16,59€), de Pedram Shojai, discute um dos principais problemas do mundo moderno: stress, falta de tempo, défice de energia, problemas de sono, estilos de vida estagnados, má alimentação, desconexão com a natureza, solidão, problemas de dinheiro e ausência de objectivos de vida. A Sabedoria do Monge Urbano oferece-nos uma forma diferente de olhar para os nossos dilemas e de vislumbrar uma saída.

De seguida, o Monge Urbano propõe soluções. Primeiro, surgem as Práticas Orientais, teorias simples que já demonstraram, ao longo de milénios, que resultam. Depois, a Práticas Modernas, que consistem em exercícios práticos, meditações e outras técnicas eficazes para enfrentar os problemas contemporâneos. No fim, algumas receitas e um plano de acção que irá transformar radicalmente a sua vida. Para melhor, claro.

Fundador do Well.org, editor da “BeMore! Magazine”, autor do livro “Rise and Shine” (2011) e produtor dos filmes documentais “Vitality “ (2012) e “Origins” (2014). No seu tempo livre é também sacerdote taoista, especialista em medicina chinesa, viajante, praticante de kung-fu, um feroz ecologista e mestre de qigong. Trabalha diariamente para a preservação do mundo natural e para ajudar cada pessoa a despertar todo o seu potencial.

Sem comentários: