2 de fevereiro de 2016

Opinião - "O Quarto de Jack" de Emma Donoghue

Sinopse
Original, poderoso e soberbo, Jack é inesquecível: a coragem e o imenso amor numa história perturbante contada pela voz da inocência.
Para Jack, de cinco anos, o quarto é o mundo todo. É onde ele e a Mamã comem, dormem, brincam e aprendem. Embora Jack não saiba, o sítio onde ele se sente completamente seguro e protegido, aquele quarto é também a prisão onde a mãe tem sido mantida contra a sua vontade. Contada na divertida e comovente voz de Jack, esta é uma história de um amor imenso que sobrevive a circunstâncias aterradoras, e da ligação umbilical que une mãe e filho.
O quarto é um lugar que nunca vai esquecer; o mundo é um sítio que nunca mais olhará da mesma maneira.
 

Opinião por Joana Bento

Este livro chamou-me à atenção devido a vários factores: a capa, a sinopse, os prémios que ganhou e as nomeações que teve. 
Quando penso em recomendá-lo a alguém faço alusão ao filme "A Vida é Bela"; por tratarem ambos de temas fortes e retratarem situações desumanas de uma forma leve e divertida.
Sendo narrado pela voz de Jack, uma criança que acaba de completar cinco anos, tornou este quarto um local agradável e nada claustrofóbico, pois para ele o quarto de onze metros quadrados é tudo o que conhece, onde tem tudo, onde vive com a sua mãe e onde considera estar em segurança.
No decorrer do livro vemos três temáticas importantes: A Humanidade, a Psicologia e a Pedagogia. Sendo a Pedagogia a área em que estudei, considero a obra deliciosa, porque é muito interessante perceber como uma mãe a viver em cativeiro ensina e educa uma criança num espaço confinado, dando-lhe sempre o melhor que conseguia, independentemente dos sacrifícios que fossem necessários. 
Esta foi uma leitura bastante intensa, mas nada difícil de acompanhar. Tanto nos faz rir, como nos parte o coração.

Sem comentários: