8 de dezembro de 2015

Opinião – “Três Mulheres” de Robert Altman


Sinopse:
Califórnia. Pinky Rose (Sissy Spacek) é uma jovem que acaba de conseguir um emprego num spa de idosos. Mildred "Millie" Lammoreaux (Shelley Duvall), que já trabalha no local, é encarregada de orientar Pinky sobre o serviço. Ela encanta-se com Millie e logo se torna sua amiga. Ironicamente ninguém gosta dela, mas Millie tenta passar a imagem de ser muito popular. Millie divide o seu apartamento com uma colega, mas quando esta se casa ela passa a dividir com Pinky o apartamento. Pinky fica cada vez mais dependente de Millie, mas a ligação obsessiva ameaça romper-se quando ela vê que Millie levou para o apartamento Edgar Hart (Robert Fortier), um cowboy que é marido de Willie Hart (Janice Rule), uma artista local, que está grávida. Isto provoca uma forte discussão entre Pinky e Millie, que gera um grave facto que, por sua vez, provoca uma grande mudança de comportamento de ambas.

Opinião por Marta Nogueira
O que impressiona em todo o filme é a solidão que cada uma das mulheres carrega e a forma como, cada qual do seu modo, procura compensar essa solidão estreitando cada vez mais o círculo que elas próprias constituem umas com as outras.
Pinky chega à cidade sem conhecer ninguém e logo se afeiçoa a Millie que, por sua vez, graças à sua língua afiada e aos ares superiores que transpira permanentemente, não consegue estar acompanhada durante tempo suficiente para estabelecer relações duradouras. As duas vão ter um caso com o marido da terceira mulher, a pintora Willie, uma artista estranha e solitária que mal abre a boca e que expressa os seus sentimentos através de pinturas murais grotescas.
Ao logo da acção as três mulheres alteram progressivamente os seus comportamentos – Pinky sofre um acidente em consequência de ter assistido à traição de Willie por Millie e o marido da primeira. E é precisamente este acidente que vai consituir o ponto de partida para a aproximação das vidas destas mulheres, até se misturarem por completo como um “female melting pot”. Pinky torna-se mais extrovertida e Millie menos arrogante e preocupada com algo mais do que a sua própria pessoa. As duas vão acabar por ajudar Willie a livrar-se de um marido traidor e alcoólico, o macho cowboy em pessoa (ex-duplo de um famoso actor de westerns), perfeito contraponto ao universo feminino.
O mais interessante neste filme é o facto de ser precisamente o testemunho da visão de um homem (Robert Altman) e do universo masculino em geral sobre o complexo e intrigante mundo feminino, ou seja, o filme não traz respostas mas sim perguntas, mostrando, isso sim, uma perplexidade um tanto ingénua perante tal mundo. A própria atmosfera estranha com que o realizador envolve o enredo acentua isso. Quase que o ouvimos dizer: “Vejam estas mulheres. Reparem bem em todos os seus pormenores, as suas bocas, os seus olhos, os assuntos das suas conversas, as cores que escolhem para se vestirem e para decorarem as suas casas. Ouçam as suas vozes, os seus silêncios, os seus desejos. Reparem como são tão diferentes, tão cheias de ambiguidades, tão vulneráveis e ao mesmo tempo capazes de coisas maquiavélicas como matar um homem.” É, nesse aspecto, um filme deliciosamente masculino, embora possa parecer muito feminino.
O mais engraçado é que, apesar da mistura de identidades, estas nunca deixam de ser isso mesmo, identidades. Ou seja, não há, afinal, o tal “female melting pot” porque o que acontece é apenas uma troca de identidades, sem sequer se estabelecer um qualquer laço entre elas – Millie torna-se Willie, esta em Pinky e a última na primeira, resumindo-se a uma simples troca de papéis, como se a única forma que as três encontram para se salvarem da própria solidão é tomar a personalidade da outra e emprestar a sua própria para que a outra lhe possa talvez dar um novo uso que a primeira não conseguiu. O que mostra, no fim de contas, que nenhuma delas se menospreza ou quer acabar com a sua vida (como a tentativa de suicídio de Pinky poderia fazer crer). O que elas pretendem é viver uma outra vida, até dela se fartarem e poderem retomar a anterior, guardada pelas outras. Apesar de tudo, no final, este círculo continua a girar em torno da solidão e mantém-se a inexistência de um verdadeiro elo que as una. A última frase que se ouve já sem vermos as três, que desaparecem no interior do bar, é “Millie, porque és sempre tão má para ela?” Mas só na geometria os círculos são perfeitos. E não é o círculo o símbolo feminino por excelência?
Sissy Spacek é deliciosamente obscura na sua “embalagem” aparentemente inocente e Shelley Duvall é portentosa.

Sem comentários: