1 de dezembro de 2015

Opinião - O Clube dos Ténis Vermelhos de Ana Punset





Sinopse
Um livro sobre a amizade entre raparigas. Lúcia, Rita, Bia e Marta são amigas inseparáveis desde sempre e para sempre. Um dia Marta traz uma má notícias: ela e a família vão mudar de casa para Berlim! As quatro amigas decidem criar O CLUBE DOS TÉNIS VERMELHOS, para ficarem juntas para sempre e provarem que a verdadeira amizade é mais forte que a distância.

Opinião por Alexandra Mota
O Clube dos Ténis Vermelhos é um livro de leitura fácil e fluída como deve ser tendo em conta o público alvo a que se dirige.
Este livro retrata o dia-a-dia de um grupo de amigas adolescentes que vivem em Barcelona e que se debatem com os problemas, receios e medos típicos da adolescência.
Ao saberem que uma das amigas do grupo terá que se mudar definitivamente para Berlim o seu mundo vê-se transformado de um dia para o outro sem que qualquer uma delas possa dizer ou fazer algo para o contrariar. Os últimos dias juntas são passados a reviver os momentos felizes que viveram juntas e a criar o Clube dos Ténis Vermelhos cuja finalidade é manter as amigas juntas apesar da distância que as possa separar.
Assim, as preocupações decorrentes da mudança de Marta para Berlim são, graças à utilização das novas tecnologias parcialmente minoradas. As amigas mantêm-se constantemente em contacto graças ao Facebook e Wathsapp que tão familiares são à grande maioria dos adolescentes dos nossos dias.
Vemo-nos remetidas para um mundo de amizades fortes, por vezes abaladas por alguns problemas, mas que no final são resolvidos e a harmonia do grupo restabelecida.
A introdução de duas novas amigas no grupo devido a um concurso que “precisam” de vencer, uma vez que é a única possibilidade de reverem a amiga também traz alterações à dinâmica do grupo de amigas que vê os seus horizontes alargados, e percebe que a opinião que se forma de uma pessoa nem sempre corresponde ao que essa pessoa verdadeiramente é.
O despertar dos primeiros interesses amorosos também tem o seu lugar, como não poderia deixar de ser. Afinal é na adolescência que o interesse pelo sexo oposto desponta com mais firmeza levando também às rescpetivas inseguranças, medos e vergonhas relativamente à opinião dos outros.
Um livro excelente para, agora que se aproxima a época natalícia encher o sapatinho das nossas adolescentes. Afinal a acção do livro terá muitos pontos semelhantes à sua vida do dia-a-dia e certamente encontrarão pontos em comum com as personagens da história.

Sem comentários: