8 de novembro de 2015

Opinião - Filme "Our Brand is crisis" ou "Profissionais da crise" por David Gordon Green

                                              


Sinopse: 

Uma mulher americana, com um prestigiado trabalho em campanhas políticas, é enviada para terras devastadas pela guerra na América do Sul para ajudar a instalar um novo líder. Mas começa a receber ameaças dum rival de longa data...

Opinião por Maria Ana Jordão

‘Profissionais da crise’ tem sempre como foco o trabalho de profissionais da política, mas pode-se direccionar, tanto para, o percurso desses profissionais como para, uma visão mais humana dos candidatos à presidência que dependem do trabalho de pessoas como Jane (Sandra Bullock).

Jane está há muito tempo afastada do cenário político. Antigamente Jane, não olhava a meios para atingir os fins e Castillo (Joaquim de Almeida) quer ganhar a corrida ás eleições a todo o custo. 
Um dos desafios da estratega, será convencer o povo Bolíviano, de que Castillo é o melhor apesar de não ser o seu favorito.  

‘Profissionais da crise’ não apresenta uma realidade política universal, mas primordialmente a dos Estados Unidos. Para Jane, atingir a maioria absoluta é uma questão de publicidade e para que tal aconteça é necessário vender uma imagem, um slogan. 

'Se o voto mudasse alguma coisa, seria proíbido' é o que nos diz Jane que tem como estratégia fazer com que o povo Bolíviano recupere a confiança em Castillo. Um slogan arrebatador, diferente do candidato adversário parece ser o ideal pode o espectador imaginar qual é? ‘Our brand is crisis’, certamente! A equipa de Castillo e o próprio vão vender a ideia de que é ele o único a ter medidas de combate à crise. 

Começa a competição desenfreada tanto entre políticos, como, entre estrategas de partidos opostos. O ritmo acelera, fazendo com que o destaque de ‘Profissionais da crise’ vá para o moderno design da sua edição. Apesar de completo, e, de nos contemplar com algumas surpresas o argumento não escapa à previsibilidade. O diálogo, reduz brilhantemente a conjuntura política à sua dimensão visual, não desenvolvendo tanto a acção política na dimensão sócio-económica. O espectador pode ainda contar com momentos de humor inteligente. 

Há assertividade mas forçada, apesar de ‘Profissionais da crise’ ser baseado em factos reais. As personagens principais, Joaquim de Almeida e Sandra Bullock criam empatia com o público em individualmente, pois entre si não têm ligação, podiam perfeitamente carregar em separado esta longa-metragem de David Gordon Green. 

O argumentista e realizador de ‘Profissionais da crise’ preocuparam-se em apresentar uma visão simples mas credível da política e, tudo o que a envolve.
Deixamos uma questão ao espectador: Será que a falta de conexão entre as personagens principais, Jane e Castillo, se deve ao ambiente competitivo? 

Sem comentários: