12 de novembro de 2015

Opinião - Filme "13 minutos" por Oliver Hirschiegel

Sinopse:
Uma biografia de Georg Elser, o homem que tentou matar Adolf Hitler. A 8 de novembro de 1939, Elser colocou uma bomba atrás de um púlpito que iria ser usado por Hitler, em Munique. Mas o Führer deixou o local 13 minutos mais cedo do que o previsto, contrariando o plano que poderia ter evitado a Segunda Guerra Mundial.
Quem era este homem que reconheceu o perigo de Hitler mais cedo do que muitos outros, que passou à ação quando toda a gente, incluindo os generais alemães, humildemente obedeciam a ordens ou se mantinham em silêncio? 13 MINUTOS é baseado numa história verídica

Opinião por Maria Ana Jordão

Exactamente! 13 foram os minutos que podiam ter evitado a segunda guerra mundial. É-nos assim apresentado Georg Elser um músico profundamente sensível, enfrentou os seus receios e achou que podia fazer a diferença mas será que tinha noção de que podia ter mudado o rumo da história da humanidade?
13 minutos estreia hoje, dia 12 de Novembro.

O espectador talvez espere que o filme Hirschbiegel seja um romance histórico recheado de referências sobre a II guerra, no entanto, esta trama explora a vida do homem conhecido por concretizar um plano que falhou (por 13 minutos).

Christian Friedel narra a história da longa-metragem de Oliver Hirschbiegel. É impossível ficar indiferente à influência de Hitler e a tudo o que defendia e, certamente que o espectador não vai ficar indiferente ao homem que o desafiou ao ponto de querer matá-lo. Elser queria sozinho por fim a todo o terror que Hitler provocara.

O olhar do realizador dá-nos um ritmo intenso que mantém o espectador cativado do início ao fim.  Einstein terá dito ser infinita a estupidez humana e, em grupos a obediência à autoridade pode ser prova disso mesmo.  Um argumento que não só é rentável como inteligente, acompanha a audaz desobediência de um homem como qualquer outro. O diálogos destacam-se e tomamos conhecimento de duas perspectivas sobre Füher – a da obediência e a da desobediência. O espectador pode contar ainda com algum romance.

Quem senão Oliver Hirschbiegel, para realizar 13 minutos. O realizador, que foi também autor de, “A queda: Hitler e o fim do terceiro Reich” (2004) mostra domínio sobre esta temática.  O que retirou a Segunda Guerra Mundial aos Seres Humanos envolvidos não se pode comparar ao plano de Elser, mas, a brutalidade desta história é suficiente para que se faça dela uma tentativa de consciencialização cívica. 



Sem comentários: