6 de outubro de 2015

Passatempo - As cidades, os castelos e a onda

A D'Magia em parceria com a Fim de Século tem para oferecer um exemplar de "As cidades, os castelos e a onda" de João Araújo.

Sinopse:
Ciência e Arte são dois monumentos da criatividade humana. Através de ambos, o homem exercita a sua capacidade de expressão, influência e compreensão do mundo, utilizando métodos especialmente elaborados. Como um caso exemplar científico, podemos citar a Física, que se apoia, em grande parte, numa enorme variedade de métodos oriundos da Matemática, além de contribuir, inclusive, para o desenvolvimento de algumas ferramentas neste domínio do conhecimento. Já no campo artístico, podemos referir a Literatura, que também dispõe das suas metodologias específicas de interpretação, crítica e análise estrutural da matéria textual.
C Mas será possível propor um cruzamento entre os métodos utilizados por cada um desses domínios do saber? Será possível importar um objecto da Matemática como ferramenta auxiliar na análise de uma obra literária? Seria coerente fazer uso de uma narrativa para se perceber um pouco melhor a noção guardada por um pacote de ondas de Fourier elaborada pela Teoria Quântica Ortodoxa? Com este trabalho, ensaiamos quatro cruzamentos entre saberes, como alternativas de releitura e compreensão de objectos advindos de áreas aparentemente tão distintas como a Literatura, a Física, as Artes Visuais e a Matemática.

Para te habilitares a ser o vencedor responde às seguintes perguntas:
1 - Quais
são os dois monumentos da criatividade humana?
2 - Com este trabalho, ensaiamos quatro cruzamentos entre o quê?

E envia os teus dados pessoais (incluíndo o nome completo, morada e nome de seguidor no Facebook), com o assunto "As cidades, os castelos e a onda", até ao dia 22 de Outubro, para literatura@dmagia.net
 
Regras do passatempo: 
1) Só aceitamos participações de residentes em Portugal. 
2) Podem participar todos os dias. No máximo de uma vez por dia. 
3) Só serão aceites participações de fãs e/ou seguidores. 
4) É obrigatório dar like no Facebook na Página D'Magia 
5) Ser fã do facebook e seguidor do blog dá direito a duas participações no passatempo.  Não te esqueças de referir o teu nome de seguidor no email juntamente com os teus dados
6) Poderás partilhar este passatempo numa rede social e via twitter uma vez por dia. Cada nova partilha conta como uma participação extra. Basta nos ires enviando os links.
7) O prémio é sorteado via random.org entre todos os participantes validados.  
8) Os vencedores serão contactados por email.
9) Não nos responsabilizamos por qualquer extravio no envio do prémio. 

Boa sorte a todos!!!