19 de outubro de 2015

Opinião - O Escândalo Modigliani - Joe Follett


Título: O Escândalo Modigliani
Autor: Joe Follett
Editora: Editorial Presença

Sinopse:
O Escândalo Modigliani foi publicado pela primeira vez em 1976. É um policial com um ritmo trepidante e um enredo surpreendente, mas é também uma sátira ao universo dos marchands, das galerias e do mercado de arte. Quando Dee Sleign, uma jovem formada em História de Arte a passar o verão em Paris, se depara com a pista de um Modigliani desconhecido que o pintor terá oferecido a um amigo, comunica a sua descoberta ao tio, Charles Lampeth, dono de uma conceituada galeria de arte em Londres e que de imediato contrata um detetive para descobrir o quadro. Dee parte então para Itália atrás das pistas que tem, desconhecendo que uma série de outras pessoas vão no seu encalce, na esperança de encontrarem o quadro antes dela. Fraudes, vinganças, traições, tudo tem lugar nesta aventurosa corrida contra o tempo pela posse da obra-prima perdida de Modigliani.

Opinião por Jorge Figueiredo:
Um pequeno thriller pelo Mundo da Arte, que é também uma corrida por locais como Londres, Paris, as ilhas Gregas e a Toscânia, atrás de um quadro perdido de Modigliani.
Apesar de não ser um dos livros mais habituais para Ken Follet, continua a ser um livro feito com o cuidado que lhe reconhecemos e que nos envolve na descoberta dos detalhes de operação dos mercados legais e ilegais em torno da Pintura. Mas sobretudo é um livro ligeiro com enorme sentido de entretenimento, sobretudo à conta do ritmo rápido e das múltiplas reviravoltas.
Há várias personagens em jogo e temos vislumbres das suas motivações e de como os seus problemas pessoais as transformam dentro daquele mundo, mas no final é a trama e as suas múltiplas mirabolantes hipóteses que comandam os acontecimentos.
Creio que o Mundo da Arte e os seus mistérios naturais é sempre um ambiente muito atractivo para os leitores como para os escritores que queiram dar largas à sua imaginação conspirativa. E como Ken Follet escreve muito bem, sendo preciso mas não simplista, torna-se num prazer ainda maior correr atrás do Modigliani a par das personagens.
Embora seja o próprio autor a colocar em causa o resultado final deste livro, um dos seus primeiros, por não ter alcançado os objectivos a que se propôs, é um thriller de linhas clássicas e uma leitura libertadora para dias mais atribulados.

1 comentário:

Anónimo disse...

Qual é o nome do autor?