5 de outubro de 2015

Opinião - Amar Não É Pecado - Flávio Capuleto


Título: Amar Não É Pecado
Autor: Flávio Capuleto
Editora: Guerra e Paz

Sinopse:
Contra bispos, cardeais e a máfia russa, de Roma a Moscovo, passando por Paris, Jerusalém e Damasco, o inspetor Luís Borges e a ardente simbologista Valéria vivem aventuras cheias de perigos e pecados, todos mortais. Entre prostitutas e criminosos, eles estão à beira de encontrar o verdadeiro Jesus Cristo. Se o manuscrito que descobriram for verdadeiro, então, definitivamente, amar não é pecado. Nem mesmo na Santa Sé.

Opinião por Sandra Neves:
Ao bom estilo dos best-sellers americanos Flávio Capuleto constrói neste seu novo romance uma trama original assente na descoberta de um manuscrito que, revelando o casamento de Jesus com Maria Madalena, coloca em causa não só o celibato do Messias, mas também o de todos os seus seguidores, incluindo alguns dos actuais: os padres católicos.
O livro, que chegou ao Papa e obteve dele acolhimento enquanto material de discussão de uma problemática pertinente, questiona se a posição oficial da Igreja nesta matéria não terá uma base economicista. Na verdade, sacerdotes casados teriam de administrar heranças e bens e assegurar o sustento dos filhos e estes são problemas a que as instituições canónicas não podem ser alheias.
Em termos formais o livro segue a linha americana: capítulos curtos e intrigantes que remetem para o capítulo seguinte através de um qualquer mistério cuja resolução conduzirá ao desfecho final.
Em resumo: o livro entretém e o autor é uma simpatia. A ler

Sem comentários: