18 de outubro de 2015

ADRIANA QUEIROZ | De volta aos palcos | CCB

Adriana Queiroz lança o seu segundo disco, "Tempo", em simultâneo com dois espectáculos homónimos no CCB, marcados para os dias 30 e 31 de Outubro. O álbum materializa o espectáculo"Tempo" criado por Adriana Queiroz que, desde 2012, foi já apresentado em diversos pontos do país.
"Tempo" reúne Adriana Queiroz e o consagrado pianista Filipe Raposo, que para além de acompanhar Adriana Queiroz ao piano, é ainda responsável pelos arranjos musicais. Contribuem também para o sucesso deste espectáculo os filmes de Tiago Guedes e Frederico Serra com a participação de Adriana Queiroz, Cláudia Jardim, Sandra Rosado, Félix Lozano, Ivo Canelas, Paulo Pinto e Romeu Runa.

O repertório de "Tempo" centra-se em alguns dos mais reconhecidos cantautores francófonos dando especial destaque a Jacques Brel e a Leo Ferré, viajando pelo mundo emocional de Barbara, o encantamento de Trenet, a loucura de Gainsbourg, o surrealismo de Boris Vian, a intemporalidade de Piaf (que não sendo cantautora é figura incontornável da música francesa do século passado).

Com um imaginário sensorial bastante vincado, "Tempo" é marcado pela simbiose entre música, poesia, dança e cinema. Como nos é apresentado pela criadora Adriana Queiroz: "O tempo de um passo, O tempo de um compasso, O tempo de um poema, O tempo de uma emoção, O tempo de um tema, O tempo destas gerações pós-guerra que ainda hoje parecem controlar o tempo de melodias para sempre enraizadas nas nossas memórias".

«...Como alguém já disse, é como se na sua boca as suas palavras dançassem. E se não nos sentirmos num bailado enquanto ouvimos este Tempo, temos pelo menos uma noção teatral de palco, que tão bem encaixa nas canções interpretadas. Tudo isto na companhia de Filipe Raposo, um dos grandes pianistas de jazz português, que enriquece de sobremaneira os arranjos, perdendo-se e reencontrando-se com a voz.» - Manuel Halpern in Jornal de Letras 

Para o dia 29 de Outubro está agendado o ensaio aberto à imprensa, às 19 horas, no Pequeno Auditório do CCB.

O espectáculo tem já datas marcadas até ao final de 2015 e para 2016:
- Évora: 6 Novembro, Teatro Garcia Resende, 21 horas
- Coimbra: 19 Novembro, Auditório do Conservatório da Universidade de Coimbra, 21 horas
- Loulé: 21 Novembro, Teatro Louletano, 21 horas
- Maia: 16 de Janeiro, Grande Auditório do Fórum da Maia, 21h30
- Bragança: 25 de Fevereiro, Teatro Municipal de Bragança, 21 horas

O lançamento do álbum e os espectáculos contam com o apoio da Antena 1 e das embaixadas da Bélgica e França.

Sobre Adriana Queiroz:
Adriana Queiroz foi Bailarina clássica da Companhia Nacional de Bailado, bailarina contemporânea na Companhia Olga Roriz e Primeira Bailarina do Ballet Gulbenkian. Conta também com várias participações em cinema e em teatro tanto como intérprete como movimento cénico ou assistente de encenação. Como Cantora faz o seu primeiro espectáculo em 2009, NOW, em 2010 apresenta o AS VOLTAS, em 2011 cria o espectáculo TEMPO e em 2012 lança o primeiro CD “ ARIADNE” com direcção musical de Pedro Jóia. Em 2014 constrói o espectáculo KW | Kurt Weill e em Outubro de 2015 apresenta o CD do espectáculo TEMPO.

Mais informações, consulte: adriana-queiroz.com

Sem comentários: