19 de agosto de 2015


Título: A tribo do Sempre fizemos assim
Autor: Mercè Dedeu, Joan Alfons Torrent
N.º de Páginas: 86
PVP: 7,50 € 
Já nas livrarias

Sinopse:

Era uma vez, há muitas Luas atrás, uma tribo chamada Sempre-Fizemos-Assim. Era governada pelo sábio Fernando, cujos antecessores haviam sido governantes da tribo desde que havia memória. Na família governante a liderança tinha sido sempre passada de pai para filho primogénito, mas Fernando tem três filhos e está indeciso sobre qual deles deverá sucedê-lo: Carlos, o primogénito, que é sempre capaz de entender a perspectiva dos outros e é um excelente líder de equipas; Alberto, o filho mais novo, muito aplicado e motivado para o sucesso, com um grande sentido prático; Ana, a filha mais nova, que é ponderada e nunca age sem medir todas as consequências. Enquanto Fernando se debate com a questão da sucessão (que tem vindo a adiar há muito tempo, pois não sabe como ocupar o tempo quando se reformar!), dá-se uma crise: a recolha de alimento do ano foi substancialmente inferior à dos anos anteriores, encontrando-se preenchidos apenas quatro dos seis armazéns da tribo. Para além disso, a tribo tem vindo a crescer nos últimos anos, precisando de ainda mais alimento. Como poderão sobreviver ao Inverno? Uma alegoria divertida e provocante sobre a mudança, a inovação e a perspectiva.

Opinião:

"A tribo do sempre fizemos assim, é um pequeno livro que representa a gestão de um pequena empresa, ou empresa familiar, através de uma parábola dando a conhecer as dificuldades que existem nessa mesma empresa durante todo o ciclo da vida da mesma.

De bastante fácil leitura este livro é mais dirigido a quem tem interesse pela temática da gestão, mas nunca entrando nos pormenores pesados deixando isso para outros livros. Embora interessante para quem se está a iniciar neste temas é um livro muito leve para quem já tenha alguma experiência no assunto deixando a duvida de como suplantar alguns problemas mais específicos.
Aconselhados a todos o que estão a começar um primeiro negocio familiar e que necessitam de um guia de como não cair nos problemas típicos de uma empresa familiar.

por Tiago Costa

Sem comentários: